5 coisas que vão marcar o dia
No dia em que o ex-adjunto e a chefe de gabinete de João Galamba são ouvidos na CPI da TAP, o Eurostat divulga dados da inflação na Zona Euro, o BdP divulga resultados e há eleições na CAP.
A comissão de inquérito à TAP vai ser o centro das atenções esta quarta-feira, dia em que serão ouvidos Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, e Eugénia Correia, chefe do gabinete de João Galamba. Conheça este e outros assuntos que vão marcar o dia.
Comissão de inquérito à TAP ouve ex-adjunto e chefe de gabinete de Galamba
Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, é ouvido na comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre a gestão da TAP esta quarta-feira, às 14h. Pelas 17h, será ouvida a chefe do gabinete de João Galamba, Eugénia Correia. Estas audições foram requeridas na sequência dos episódios de alegada violência no Ministério das Infraestruturas, envolvendo Frederico Pinheiro, que foi despedido pelo ministro em abril e que acusou o governante de querer mentir à comissão. O caso levou ao pedido de demissão do próprio ministro, que depois foi rejeitado pelo primeiro-ministro, abrindo um conflito institucional entre António Costa e o Presidente da República.
Eurostat mede inflação em abril
O Eurostat publica esta quarta-feira os dados da inflação relativos ao mês de abril. De acordo com uma estimativa rápida divulgada anteriormente, nesse mês, a taxa de inflação homóloga da Zona Euro terá subido ligeiramente para 7%, após seis meses de recuos consecutivos.
Sonae apresenta resultados
Após o fecho da bolsa, a Sonae divulga os resultados relativos ao primeiro trimestre do ano. O grupo liderado por Cláudia Azevedo fechou 2022 com lucros líquidos de 342 milhões de euros, valor que traduz um aumento de 27,7% face a 2021 e que decorre, essencialmente, do encaixe extraordinário gerado com a venda de ativos.
Mário Centeno presta contas
Pelas 11h, o Banco de Portugal (BdP) presta contas relativamente ao exercício do ano passado, com a apresentação do relatório do conselho de administração. Em 2021, o supervisor obteve lucros de 508 milhões de euros, tendo pagado 406,5 milhões de euros em dividendos ao Estado.
CAP elege novo presidente
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) realiza hoje eleições para escolher os órgãos sociais para o mandato do triénio 2023-2026. Apenas uma lista vai a votos, liderada pelo ex-embaixador Álvaro Mendonça e Moura. Eduardo Oliveira e Sousa abandona a presidência da CAP, passando para a mesa da assembleia geral.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}