Embaixador Álvaro Mendonça e Moura lidera lista única à liderança da CAP

O atual presidente Eduardo Oliveira e Sousa é proposto para o cargo de presidente da mesa da assembleia geral. Eleições realizam-se a 17 de maio.

O embaixador Álvaro Mendonça e Moura lidera a lista única para presidir a Confederação dos Agricultores de Portugal entre 2023 e 2026.

O prazo para a apresentação de listas terminou na segunda-feira da semana passada, a 17 de abril, e foi apresentada uma única lista, subscrita por 129 organizações associadas da CAP, que foi formalmente validada esta quarta-feira pela comissão eleitoral. A CAP agrupa cerca de 250 organizações sócio-profissionais agrícolas de todo o país.

O embaixador Álvaro Mendonça e Moura, que se manteve no cargo de secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros para lá dos 70 anos por estar demonstrado o excecional interesse público, apresenta-se como o cabeça da lista única que irá a votos a 17 de maio. Ou seja, um mês depois da apresentação da lista.

O candidato a presidente da CAP foi representante permanente junto das Nações Unidades, embaixador em Madrid e representante permanente junto da Comissão Europeia e dos organismos e organizações internacionais em Genebra. Foi embaixador em Viena, em 1992 foi chefe do gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, depois de ter sido chefe do gabinete do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação. Em 1990, foi diretor de serviços da África Subsariana, membro das negociações de Bicesse para a paz em Angola, depois de também ter passado pela embaixada em Pretória e pela delegação permanente junto da EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre) e do GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio), em Genebra. Mas, além da longa carreira diplomática, Álvaro Mendonça e Moura dedica-se ao olival, à vinha e ao amendoal.

o atual presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, é proposto para o cargo de presidente da mesa da assembleia geral. O engenheiro agrónomo lidera a confederação, que integra o Conselho Económico e Social, desde 19 de abril de 2017, e anteriormente foi vice-presidente da mesma (2005-2008).

Para o conselho fiscal, António de Paula Soares é o nome proposta para o dirigir. O engenheiro biofísico, que é membro da direção da Confederação Europeia de Proprietários Florestais, é atualmente vogal da CAP. A lista apresentada pretende manter três dos atuais vice-presidentes Domingos Filipe dos Santos (FNOP – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas), Gonçalo Andrade (Portugal Fresh) e Jorge Rita (Federação Agrícola dos Açores) e sugere três novos nomes: Francisco Pavão (APPITAD – Associação de Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro), Joaquim Capoulas (Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo), e Pedro Pimenta (Anpromis – Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo). Saem assim, José Tello Gonçalves e Mário Abreu Lima.

Depois da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), que elegeu Armindo Monteiro para substituir António Saraiva após 13 anos na liderança, agora é a vez de a CAP renovar a direção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Embaixador Álvaro Mendonça e Moura lidera lista única à liderança da CAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião