Comissário europeu mais antigo vai reformar-se após eleições europeias de 2024

  • Joana Abrantes Gomes
  • 18 Maio 2023

O austríaco Johannes Hahn, o membro mais antigo da Comissão Europeia, anunciou que vai reformar-se no final do mandato. Foi enviado para Bruxelas após as eleições europeias de 2009.

O comissário europeu responsável pelo orçamento da União Europeia (UE), Johannes Hahn, vai reformar-se no final do atual mandato, após mais de uma década a servir em Bruxelas, avança o Euractiv. A ministra austríaca da UE, Karoline Edtstadler, é apontada como a provável sucessora.

Johannes Hahn é o membro mais antigo da Comissão Europeia. Foi nomeado para Bruxelas após as eleições europeias de 2009, cenário que se repetiu cinco anos mais tarde.

O terceiro mandato surgiu na sequência do caso do portão de Ibiza, que levou à queda do governo austríaco em 2019. Antes das eleições europeias desse ano, Edtstadler era apontada para ocupar o lugar da Áustria no Executivo comunitário, mas Hahn foi nomeado após a queda do gabinete de Sebastian Kurz.

No final de outubro do próximo ano, ou seja, no final deste mandato, reformar-me-ei. Até lá, continuarei, naturalmente, a trabalhar com todo o vigor – ainda há muito a fazer no meu departamento. Mas três mandatos bem-sucedidos são suficientes”, disse Hahn ao jornal austríaco Salzburger Nachrichten.

Johannes Hahn foi comissário para o alargamento da UE no seu primeiro mandato e da política regional da UE no seu segundo mandato. Atualmente, é responsável pelo orçamento e os funcionários públicos europeus e é um dos dez vice-presidentes do Partido Popular Europeu.

Com as próximas eleições europeias a disputarem-se em 2024, prevê-se que seja nomeado para Bruxelas um candidato do partido do chanceler austríaco, Karl Nehammer, caso o atual Governo se mantenha em funções até ao verão do próximo ano. Karoline Edtstadler parece ter boas hipóteses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissário europeu mais antigo vai reformar-se após eleições europeias de 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião