Academia Próxima Geração quer formar mais 30 jovens para serem cidadãos políticos

Até às próximas eleições legislativas de 2026, a Próxima Geração pretende qualificar 1.000 jovens, desafiando-os a serem ativos na sociedade civil ou na política partidária.

Depois de ter formado 52 jovens entre os 16 e os 30 anos nas duas primeiras edições, a Próxima Geração está de volta para formar mais 30 jovens, com o objetivo de envolvê-los no panorama político nacional e internacional. As candidaturas para a terceira edição da academia, que irá realizar-se entre setembro e novembro, decorrem até 15 de junho.

“Depois do sucesso das duas primeiras edições, é com grande entusiasmo que abrimos as candidaturas para mais um programa, confiantes de que estamos no caminho certo para ajudar a construir uma geração de participantes ativos na política e na sociedade civil. A Academia conta já com assinaláveis casos de sucesso, com alguns dos participantes das edições anteriores a envolverem-se em projetos como uma candidatura às Eleições Europeias de 2024, a discussão de uma nova política pública sobre desperdício alimentar com os grupos parlamentares na Assembleia da República ou a criação de uma Associação de Bairro, onde o foco se centra na melhoria da qualidade de vida dos moradores”, comenta Ricardo Marvão, diretor executivo da Próxima Geração.

“O nosso programa foi precisamente desenhado para promover a participação ativa dos jovens na sociedade e nas instituições locais, regionais, nacionais e europeias. Queremos continuar a formar jovens e a somar casos de sucesso, promovendo o acesso e a partilha de ideias, acreditando que, desta forma, podemos construir um melhor sistema democrático em Portugal”, acrescenta, em comunicado.

Chegada a Portugal em 2022, esta academia proporciona uma formação contínua ao longo de dez semanas, fornecendo as ferramentas necessárias para que os jovens participantes possam responder aos desafios políticos e sociais do futuro. O programa é destinado a todos os jovens entre os 16 e os 30 anos, independentemente da sua formação, ocupação, naturalidade e ideologia ou experiência política, com o foco desta formação a incidir em temáticas como liderança pessoal, propósito público, ética e valores, sempre de um ponto de vista pluripartidário.

Esta terceira edição, que irá realizar-se entre os próximos meses de setembro e novembro, irá passar por novos locais, depois de outras edições terem conhecido regiões como Cascais, Fundão, Ourém, Campo Maior, Évora, Peniche ou Porto, com convidados de destaque tais como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o anterior primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

Até às próximas eleições legislativas de 2026, a Próxima Geração pretende qualificar 1.000 jovens, desafiando-os a serem ativos na sociedade civil, na política partidária, nas associações e movimentos de bairro e até no Parlamento. Além de Portugal, a rede Apolitical Academy conta com seis academias em países com contextos políticos diferenciados: Suécia (desde 2016), África do Sul, Cáucaso (desde 2021), Portugal, Paraguai (desde 2022), e Alemanha (desde 2023), e já formou mais de 350 jovens políticos em cinco anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Academia Próxima Geração quer formar mais 30 jovens para serem cidadãos políticos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião