Academia Próxima Geração vai formar próximos cidadãos políticos. Candidaturas estão abertas

O programa intensivo de 12 semanas desafia os jovens dos 16 aos 30 anos a aprender como atender às necessidades dos cidadãos e encontrar soluções para responder aos desafios atuais da sociedade. 

Com o objetivo de formar e ajudar a eleger a próxima geração de cidadãos políticos, vem aí a primeira edição da Academia Próxima Geração. O programa intensivo de 12 semanas desafia os jovens dos 16 aos 30 anos a aprender como atender às necessidades dos cidadãos e encontrar soluções para responder aos desafios atuais da sociedade. A Academia está incluída na rede global apartidária Apolitical Academy.

“É muito importante que exista na política e na sociedade civil um debate de ideias e defesa de novas e velhas causas. Como tal, é impossível governar um país em democracia se não aprendermos a escutar o outro, a respeitar diferentes pontos de vista e a encontrar um equilíbrio entre pontos comuns – estabelecendo assim compromissos de governação. O nosso programa foi precisamente desenhado tendo em conta estes valores”, começa por dizer Ricardo Marvão, diretor executivo da Próxima Geração – Apolitical Academy.

“Queremos capacitar futuros atores da democracia através de programas de liderança com um enorme foco em aprender fazendo, utilizando problemas do mundo real e promovendo o diálogo entre diferentes forças vivas na sociedade”, acrescentado, em comunicado.

Entre 29 de abril e 24 de julho, os participantes neste programa terão oportunidade de adquirir competências de liderança, comunicação política, ética e conhecimentos da estrutura do poder local e instituições europeias e mundiais. A Academia contará com diferentes ferramentas e módulos de educação informal.

Numa vertente prática, os alunos serão colocados perante vários desafios, como criar uma política pública, escrever um manifesto ou organizar uma campanha de angariação de fundos por uma causa. Já numa vertente de reflexão, será fomentada a discussão de temáticas atuais, tanto globais como locais, com um especial foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU para implementação da Agenda 2030.

Ao longo das 12 semanas, os participantes terão ainda acesso a conversas com oradores portugueses e internacionais do mundo político de vários quadrantes ideológicos, da sociedade civil, bem como a uma rede internacional de alumni de outras academias que permitirá trocar ideias e impressões com jovens de diferentes países.

A primeira edição da Academia Próxima Geração, que vai funcionar em modelo híbrido, já tem candidaturas abertas. Os interessados, desde que tenham entre 16 e 30 anos, podem candidatar-se aqui.

A Associação Próxima Geração chegou a Portugal em janeiro de 2022, como uma iniciativa da sociedade civil, pela mão de nove fundadores com diferentes perfis e a mesma vontade de contribuir. Até ao final de 2023, a Próxima Geração pretende qualificar 200 jovens, desafiando-os a serem ativos na sociedade civil, política partidária, nas associações e movimentos de bairro até ao parlamento. Além de Portugal, a rede Apolitical Academy conta com quatro academias em países com contextos políticos diferenciados: Suécia (desde 2016), África do Sul, Cáucaso e Paraguai (desde 2021), e já formou mais de 250 jovens políticos em cinco anos. Em 2022, está planeada a abertura de 11 novas academias a nível mundial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Academia Próxima Geração vai formar próximos cidadãos políticos. Candidaturas estão abertas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião