Reino Unido evita recessão em 2023 e mantém crescimento, segundo o FMI

  • Lusa
  • 23 Maio 2023

Em abril passado, o FMI tinha estimado que a produção económica do Reino Unido poderia sofrer uma contração de 0,3%.

O Reino Unido evitará entrar em recessão em 2023 e a economia deverá manter um “crescimento”, afirmou esta terça-feira o Fundo Monetário Internacional (FMI) numa atualização sobre as perspetivas para o país.

No entanto, o organismo admitiu que as perspetivas de crescimento para o Reino Unido são “moderadas”, estimando que a subida rondará os 0,4% este ano.

Em abril passado, o FMI tinha estimado que a produção económica do Reino Unido poderia sofrer uma contração de 0,3%.

A descida dos preços da energia deverá contribuir para reduzir “substancialmente a inflação homóloga para cerca de 5% até ao final de 2023 e para um nível inferior ao objetivo de 2% até meados de 2025“, segundo o FMI.

A inflação homóloga no Reino Unido situa-se em 10,1%, muito acima do objetivo de 2% do Banco de Inglaterra.

A diretora geral do FMI, Kristalina Georgieva, afirmou esta terça-feira no Twitter que “as autoridades do Reino Unido tomaram medidas decisivas para impulsionar a estabilidade macroeconómica e financeira e estão concentradas no combate à inflação e nas reformas para aumentar a produtividade, a oferta de mão-de-obra e o investimento”.

De acordo com os dados divulgados no início deste mês pelo Office for National Statistics (ONS), o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,1% no primeiro trimestre de 2023, acima de 0,0% do trimestre anterior.

O chanceler do Tesouro britânico, Jeremy Hunt, afirmou esta terça-feira que a previsão do FMI é uma “grande melhoria” para as perspetivas de crescimento do Reino Unido e dá crédito às suas medidas para restaurar a estabilidade e controlar a inflação.

O ministro defendeu as ações do Governo e sublinhou que, se estas funcionarem, o FMI confirmará que as suas “perspetivas de crescimento a longo prazo são mais fortes do que as da Alemanha, França e Itália”.

O Governo britânico optou por não reduzir os impostos, enquanto o Banco de Inglaterra decidiu aumentar as taxas de juro para controlar a inflação.

O ONS informou esta terça-feira que a dívida líquida acumulada do Reino Unido se situava em 2,53 biliões de libras (2,9 biliões de euros) no final de março, ou seja, 99,2% do PIB do país, um nível que não se verificava desde o início da década de 1960.

Durante esse mês, o endividamento atingiu 25.600 milhões de libras (29.440 milhões de euros), mais 11.900 milhões de libras (13.685 milhões de euros) do que em abril do ano passado, segundo o ONS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido evita recessão em 2023 e mantém crescimento, segundo o FMI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião