Exclusivo Portuguesa AirCourts de reserva de campos comprada pela concorrente Playtomic em Espanha

Os detalhes financeiros não são conhecidos, mas o CEO da AirCourts garante que se trata de "um bom múltiplo: quase cinco vezes a faturação anual". Todos os colaboradores vão integrar a Playtomic.

A app portuguesa AirCourts, fundada em 2015 para simplificar a procura e reserva de campos de ténis e padel, foi adquirida pela concorrente Playtomic em Espanha, sabe o ECO Trabalho. Os detalhes financeiros do negócio não são conhecidos, mas André Duarte, o fundador e CEO da startup portuguesa, garante que se trata de “um bom múltiplo: aproximadamente cinco vezes a faturação anual“.

Todos os colaboradores vão integrar a Playtomic. Já a passagem dos clubes e utilizadores para a Playtomic acontecerá ao longo deste ano, “de forma gradual”.

“Com uma quota de mercado dominante em Portugal, o passo seguinte para a AirCourts é a internacionalização. Ao unirmos forças com a Playtomic estamos a fazer precisamente isso. Ganhamos acesso a 49 países, a uma equipa de 180 pessoas, e somos absorvidos numa estrutura fortemente capitalizada. A Playtomic levantou recentemente uma ronda de 56 milhões de euros. É um fast-track para a internacionalização”, comenta André Duarte, em declarações ao ECO Trabalho.

Com um equipa composta por cinco pessoas, os colaboradores da AirCourts vão integrar na totalidade a empresa espanhola que conta com mais de 180 trabalhadores em todo o mundo.

“O plano é continuar a impulsionar a expansão do negócio em Portugal. A equipa está muito motivada com esta aquisição e por fazer parte da Playtomic”, garante o gestor.

Com uma quota de mercado dominante em Portugal, o passo seguinte para a AirCourts é a internacionalização. Ao unirmos forças com a Playtomic estamos a fazer precisamente isso. Ganhamos acesso a 49 países, a uma equipa de 180 pessoas, e somos absorvidos numa estrutura fortemente capitalizada. A Playtomic levantou recentemente uma ronda de 56 milhões de euros. É um fast-track para a internacionalização.

André Duarte

Fundador e CEO da AirCourts

A marca AirCourts será, assim, descontinuada e substituída pela Playtomic. “A passagem dos clubes e dos utilizadores para a Playtomic irá decorrer de forma gradual, cidade a cidade, ao longo deste ano”, garante André Duarte.

App portuguesa conta com 350 clubes, 500.000 utilizadores e 1.300 reservas por dia

Atualmente, mais de 350 clubes usam o software da AirCourts para otimizar a gestão das reservas, clientes, aulas, pagamentos e também para aumentar a ocupação dos campos e atrair novos clientes. Ao mesmo tempo, a app conta já com 500.000 utilizadores registados. Em média, são feitas 1.300 reservas online por dia, representando um volume transacionado (Gross Booking Value) acima de 30.000 euros, detalha André Duarte.

A operação dará à Playtomic uma forte presença em Portugal, particularmente no mercado do padel, onde a AirCourts detém neste momento 87% dos clubes. Além disso, 75% do volume de reservas realizadas na app portuguesa diz respeito a campos de padel, seguindo-se o ténis (15%) e o futebol, squash e padbol (que partilham os restantes 10%).

“Esta aquisição representa um passo estratégico para a Playtomic e irá reforçar a nossa liderança no mercado do ténis e padel na Europa. Vamos acrescentar muito valor à comunidade de ténis e padel em Portugal, melhorando a experiência dos clubes e jogadores. A Playtomic faz com que jogar ténis e padel esteja ao alcance de qualquer pessoa e oferece aos jogadores a oportunidade de encontrar pessoas do seu nível para jogar”, afirma Felix Ruiz, cofundador e coCEO da
Playtomic.

Com sede em Madrid, a Playtomic cresceu exponencialmente com o aumento da popularidade do padel e, atualmente, possui mais de 4.800 clubes de ténis e padel em 49 países e mais de um milhão de utilizadores mensais ativos. Recentemente, a empresa levantou 56 milhões de euros numa ronda de financiamento liderada pela GP Bullhound, o fundo de capital de risco com sede em Londres que financiou algumas das startups como a Revolut ou a Klarna.

“Ao unirmos forças, poderemos alavancar a tecnologia da Playtomic para oferecer novas soluções aos nossos clubes e jogadores. Tal como na AirCourts, melhorar a vida dos clubes e dos jogadores está enraizado no ADN da Playtomic. Isso reforça a minha confiança de que a parceria com a Playtomic é o passo certo para a AirCourts, para os nossos funcionários e, principalmente, para os nossos clientes”, diz André Duarte.

“Desde o primeiro dia, a nossa prioridade na AirCourts sempre foi melhorar a vida dos clubes e dos jogadores. Estou confiante de que a nossa aquisição pela Playtomic irá contribuir para esta missão, e ao mesmo tempo, garantirá uma continuidade do legado que construímos nos últimos oito anos”, acrescenta ainda Pedro Pessanha, COO da AirCourts.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa AirCourts de reserva de campos comprada pela concorrente Playtomic em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião