Bicicletas Gira passam a ser gratuitas para residentes de Lisboa com passe Navegante

A decisão faz parte da estratégia que visa incluir o acesso às bicicletas no passe Navegante. Residentes de Lisboa passam a ter acesso gratuito a partir de hoje.

A partir de hoje todos os residentes em Lisboa com passe Navegante podem utilizar de graça as bicicletas Gira, numa modalidade que esta sexta-feira teve início para os jovens e seniores que já têm passe gratuito. De acordo com a nota divulgada, pela EMEL, entidade gestora do sistema público de bicicletas partilhadas de Lisboa, a decisão faz parte da estratégia que visa alargar o acesso às bicicletas e inclui-las no passe Navegante.

Para terem acesso ao serviço, os utilizadores necessitam de ter uma conta na aplicação Gira e um cartão Navegante com passe mensal ativo.

No caso dos jovens até aos 23 anos e dos maiores de 65 de idade, esta associação pode ser feita automaticamente na app. Os residentes (com domicílio fiscal em Lisboa) com idades entre os 24 e os 64 anos podem pedir um passe gratuito num dos pontos de atendimento EMEL (Loja do Cidadão das Laranjeiras, Loja do Cidadão do Saldanha ou Loja CML do Campo Grande).

“A EMEL continua empenhada em ser um parceiro ativo para a implementação de boas práticas ambientais e de novas políticas de mobilidade (…). A integração da Gira no Navegante tem em vista a promoção do uso de modos suaves e da utilização do transporte de público enquanto forma de deslocação na cidade”, cita o comunicado as declarações de Carlos Silva, presidente da EMEL.

Os utilizadores destas bicicletas passarão também a beneficiar de seis novos pontos de acesso que foram inaugurados esta sexta-feira na capital. Desta forma, o número de estações Gira aumenta para 146, num total de 2.873 docas de estacionamento.

As novas estações estão na Doca da Marinha (Sta. Maria Maior); Ribeira das Naus (Sta. Maria Maior); Rua Guiomar Torresão/Metro de Carnide (Carnide); Av. Columbano Bordalo Pinheiro/Rua de Campolide (São Domingos de Benfica); Rua Tenente-Coronel Ribeiro dos Reis/Rua Conde de Almoster (Benfica) e a Rua Prof. Carlos Teixeira/Rua Prof. Simões Raposo (Lumiar).

Desde o lançamento da rede de bicicletas públicas partilhadas de Lisboa, em 2017, as Gira já realizaram quase nove milhões de viagens. Em 2022 registou-se um recorde 2,6 milhões de viagens realizadas, mais do dobro do ano anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bicicletas Gira passam a ser gratuitas para residentes de Lisboa com passe Navegante

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião