UnionPay ultrapassa Visa nas transações globais com cartão de débito
A maior empresa de cartões de pagamento da China, que em Portugal são emitidos pelo BCP, ultrapassou pela primeira vez o Visa: em 2022 assegurou 40% das transações globais com cartões de débito.
A UnionPay, a maior empresa de cartões de pagamento da China, ultrapassou o Visa pela primeira vez, assegurando 40,03% das transações globais com cartões de débito em 2022. O sistema de pagamentos Visa fixou-se em 38,78%, de acordo com um relatório do Nilson Report, citado pelo jornal oficial chinês Global Times.
As transações com cartões de débito representaram 63,88% de todas as transações de compra realizadas no ano passado, refletindo a crescente preferência dos consumidores por essa forma de pagamento.
A UnionPay, cujos cartões em Portugal são emitidos pelo banco Millennium bcp, manteve a sua posição como líder em gastos com bens e serviços por meio de cartões de débito, por dez anos consecutivos.
A participação de mercado do Visa em transações com cartões de débito tem diminuído, caindo de 80% em 2011, para 39,53% em 2021, de acordo com os dados do relatório — em contraste com o aumento de quase zero para 38,68% da UnionPay no mesmo período de tempo.
A subsidiária da UnionPay, a UnionPay International, estabeleceu parcerias estratégicas com mais de 2.500 instituições financeiras em todo o mundo, permitindo que a empresa expandisse a utilização dos seus cartões em 181 países e regiões.
A moeda chinesa passou também por um processo gradual de internacionalização, tornando-se a quinta moeda de pagamento mais utilizada, a terceira mais usada em liquidações comerciais e a quinta maior moeda de reserva. No mês passado, o yuan superou o dólar norte-americano nas transações transfronteiriças da China pela primeira vez, atingindo a sua maior participação histórica, de 48%, enquanto o uso do dólar caiu para 47%. Em 2010, a China dependia quase exclusivamente do dólar para esse tipo de operação, com um uso de 83%.
A China quer aumentar o uso do yuan em transações transfronteiriças e estabeleceu acordos com Brasil, Chile, Argentina, Arábia Saudita e Rússia para promover a participação da sua moeda no comércio mundial, que atualmente está em 2,3%, de acordo com o sistema Swift.
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