5 coisas que vão marcar o dia

Arranca esta terça-feira o pagamento do apoio extraordinário da renda, Lisbon Energy Summit reúne ministros e investidores e prossegue a CPI à TAP.

O pagamento do apoio extraordinário às rendas arranca já esta terça-feira e irá abranger, inicialmente, cerca de 35 mil famílias. O parlamento prossegue com a CPI da TAP e ouve ainda, em audição, o antigo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques. O Parlamento recebe também uma audição acerca da situação social criada pelo encerramento da Refinaria de Matosinhos da Galp, enquanto o INE divulga um conjunto de indicadores da economia nacional.

Arranca hoje o apoio extraordinário às rendas

Arranca esta terça-feira o início do apoio extraordinário ao pagamento da renda, um subsídio que começa a ser pago aos inquilinos que recebem prestações da Segurança Social. A medida está prevista abranger 150 mil agregados familiares com contratos de arrendamento ou subarrendamento para habitação própria e permanente. No entanto, nesta primeira fase, o subsídio será pago a cerca de 35 mil famílias, com os restantes agregados elegíveis a receber o apoio mais tarde.

Parlamento recebe CPI e audição da TAP

Na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação é ouvido o antigo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, a pedido do PSD sobre a situação da TAP no período 2015-2023. No mesmo dia, prossegue também a Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP, com a audição de Miguel Cruz, enquanto ex-secretário de Estado do Tesouro.

INE divulga indicadores da economia nacional

O gabinete de estatísticas português lança ainda um conjunto de indicadores da economia nacional, nomeadamente, o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas no comércio a retalho em abril, mas também os resultados dos inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores, referente a maio. No final do mês passado, o ministro das Finanças, Fernando Medina, destacou a melhoria da confiança dos consumidores e do sentimento económico, e sublinhou que “a economia está a crescer, a inflação está a cair, as pensões estão a aumentar”.

Setor energético reúne no Lisbon Energy Summit

Tem início esta terça-feira a cimeira e exposição de Energia de Lisboa, promovida pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática. O encontro irá reunir ministros da energia, investidores e partes interessadas, focando-se no equilíbrio entre a segurança energética e as ambições net zero, a descarbonização dos sistemas energéticos existentes e o desenvolvimento de novas fontes de energia renováveis. A cimeira irá contar com a participação do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do ministro das Infraestruturas, João Galamba, e da secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia.

Audição sobre o encerramento da Refinaria de Matosinhos da Galp

Na agenda parlamentar está também a audição acerca da situação social criada pelo encerramento da Refinaria de Matosinhos da Galp e incumprimento das promessas realizadas pelo Governo, a requerimento do PCP. Em causa estão as audições da Comissão Central de Trabalhadores da Petrogal, da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Química, Farmacêutica, Elétrica, Energia e Minas (Fiequimetal) e do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro. A audição surge após a Galp comunicar o encerramento da atividade de refinação em Matosinhos, em dezembro de 2020, concentrando as suas atividades em Sines.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião