Australiana Corio alia-se à portuguesa Hyperion com olhos postos no leilão de eólicas offshore

Com olhos postos no primeiro leilão offshore, a australiana Corio aliou-se à portuguesa Hyperion para avaliar uma possível participação no concurso que será lançado ainda este ano.

A Corio Generation, do grupo australiano Macquarie, aliou-se à portuguesa Hyperion Renewables para explorar oportunidades de desenvolvimento e construção de parques eólicos sobre o mar em Portugal. O acordo servirá também para avaliar a participação da promotora australiana no primeiro leilão eólico offshore em Portugal, que será lançado este ano.

De acordo com a nota divulgada esta terça-feira, as duas empresas assinaram um Memorando de Entendimento (MoU), concretizando, desta forma, a entrada da Corio no mercado português. “Esta parceria combina o vasto conhecimento da Corio na preparação de leilões e avaliação de zonas marítimas, com a longa experiência da Hyperion no desenvolvimento e gestão de projetos de energia renovável em Portugal”, informa o comunicado.

“Para ajudar a desbloquear o potencial eólico offshore de Portugal, sabíamos que precisávamos de encontrar um parceiro como a Hyperion Renewables“, cita a nota as declarações de Guillermo Martínez-Navas, diretor de novos mercados e Américas da Corio Generation.

A comunicação chega dias depois de terem sido revelados detalhes quanto ao primeiro leilão de eólicas offshore, que deverá ser lançado ainda este ano. Na primeira fase concorrencial, serão colocados em leilão quatro lotes com uma potência de 2 GW. O objetivo do Governo é garantir o desenvolvimento de 10 GW de eólicas no mar até 2030.

A Corio Generation é considerada como um dos principais promotores de eólico offshore a nível global, com um portfólio de projetos de 30 gigawatts (GW) na Europa, Ásia e Américas, incluindo o projeto Grey Whale de 1,5 GW na Coreia do Sul, um dos maiores parques eólicos offshore flutuantes do mundo. A empresa com sede no Reino Unido foi nomeada na semana passada “Promotor Eólico Offshore do Ano” no Wind Investment Awards 2023, estando, atualmente, a desenvolver vários projetos de offshore flutuante na Europa, incluindo em França, Reino Unido e Noruega.

Portugal entra assim na lista de mercados de interesse da australiana, o qual será explorado com a ajuda da Hyperion Renewables, empresa portuguesa que desenvolveu 640 megawatts de projetos em toda a Península Ibérica desde que foi estabelecida, em 2006. Até ao momento, possui um pipeline de 3,4 GW em projetos solares, eólicos, hidrogénio verde e baterias, incluindo 180 MW de projetos solares fotovoltaicos em construção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Australiana Corio alia-se à portuguesa Hyperion com olhos postos no leilão de eólicas offshore

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião