Governo equaciona adotar mais medidas contra a seca no dia 1 de julho

Duarte Cordeiro revelou que a Comissão Permanente de Acompanhamento da Seca reúne-se na próxima quinta-feira para equacionar reforçar medidas contra a seca nas regiões em stress hídrico.

A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca vai voltar a reunir-se no próxima quinta-feira, 1 de julho, para equacionar adotar mais medidas contra o agravamento da seca.

De acordo com o ministro do Ambiente e da Ação Climática, a reunião, que contará com a presença da ministra da Agricultura, servirá para fazer um ponto de situação relativamente às albufeiras no país, usadas para a produção de energia e para fins agrícolas, e avaliar a quantidade de água nos solos.

“Estamos numa situação em que identificamos seca extrema e severa no sul do país e sabemos que em termos de água nas albufeiras estamos numa situação melhor àquela do ano passado”, adiantou Duarte Cordeiro em declarações aos jornalistas, esta terça-feira, à margem do Lisbon Energy Summit.

Ainda assim, o ministro não descarta a necessidade de serem adotadas mais medidas face ao agravamento de stress hídrico nas regiões mais vulneráveis do país, como o Algarve e no litoral alentejano. De momento, já foram impostas restrições no consumo de água nas barragens da Bravura e do Monte da Rocha.

Estamos com 79% de capacidade de água nas albufeiras. Em muitas regiões do país, estamos numa situação melhor face àquela que estávamos no ano passado, noutras estamos numa situação um bocado mais crítica”, disse, acrescentando nestas regiões “pode vir a ser equacionado tomar mais medidas” no dia 1 de julho, não detalhado quais seriam.

Reconhecendo que estas medidas são apenas de natureza conjuntural, Duarte Cordeiro adiantou que “em breve” o Governo apresentará mais “medidas estruturais” nas regiões identificadas em situação de stress hídrico, nomeadamente Alentejo, Tejo e Viseu à semelhança do que aconteceu no Algarve.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo equaciona adotar mais medidas contra a seca no dia 1 de julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião