5 coisas que vão marcar o dia

INE mede o pulso à inflação em maio, já com o efeito do IVA zero, mas há mais dados económicos para conhecer. No Parlamento estará a ministra do Trabalho e um ex-ministro será ouvido na CPI à TAP.

O dia será carregado de dados económicos importantes: inflação em maio, confirmação do crescimento económico do primeiro trimestre e execução orçamental até abril. Há ainda audições relevantes na Assembleia da República.

INE mede pulso à inflação em maio

Leitura da inflação em maio terá em conta impacto do “IVA zero”Hugo Amaral/ECO

Quanto subiram os preços em maio? A resposta a esta pergunta será conhecida esta manhã, quando o INE publicar a estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor relativo a maio. Em abril, a taxa de variação homóloga fixou-se em 5,71%. As atenções estarão centradas na componente dos bens alimentares, pois é o primeiro mês a refletir na íntegra o impacto da isenção de IVA num cabaz de produtos. Há mais dados económicos relevantes para conhecer esta manhã, incluindo a confirmação da evolução do PIB no primeiro trimestre, as estatísticas mensais do mercado de trabalho, a atividade turística em abril e as tábuas de mortalidade.

Medina mantém excedente?

O saldo orçamental das Administrações Públicas foi de 1.881 milhões de euros até março na ótica da contabilidade pública, avançou no mês passado o Ministério das Finanças com base em dados da Direção-Geral do Orçamento. Na última síntese de execução orçamental, que excluía os efeitos da integração do Fundo de Pensões da CGD, o gabinete de Fernando Medina notava que a leitura ainda não refletia o impacto do novo pacote de medidas de apoio às famílias e empresas. Esta quarta-feira serão atualizados os dados até abril, que permitirão saber se Medina mantém o excedente nas contas públicas.

Congresso dos EUA vota acordo da dívida

O acordo para aumentar o limite da dívida nos EUA deverá ir hoje a votos na câmara baixa do Congresso dos EUA. Ao fim de vários dias de intensas negociações, a Administração Biden e os Republicanos chegaram a um acordo para evitar um desastroso incumprimento por parte da maior economia do mundo. Falta agora a aprovação da Câmara dos Representantes e, mais tarde, do Senado. O país está numa corrida contra ao tempo, podendo ter de começar a prioritizar pagamentos já a partir do dia 5 de junho. Os mercados estarão atentos.

Ministra do Trabalho no Parlamento

Apresentação pública do balanço da atividade das áreas da Economia, Finanças Públicas e Emprego, no Ministério da Economia e do Mar - 30DEZ22
A ministra do Trabalho é ouvida pelos deputados esta quarta-feiraHugo Amaral/ECO

A Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão recebe às 10h00 a ministra Ana Mendes Godinho para uma audição regimental. Segundo o Parlamento, a reunião vai servir para “debater a política geral do Ministério e outros assuntos da atualidade”. Os deputados vão questionar a tutela numa altura em que a taxa de desemprego subiu 0,7 pontos percentuais no primeiro trimestre face aos três meses anteriores, fixando-se em 7,2%. No final de março, havia mais de 380 mil pessoas desempregadas.

Pedro Marques na CPI à TAP

Pedro Marques, ex-ministro do Planeamento e das Infraestruturas, regressa ao Parlamento esta quarta-feira, desta vez para ser ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão da TAP. Os portugueses mais atentos poderão ter uma sensação de déjà vu: o antigo governante e atual eurodeputado do PS foi ouvido ontem na comissão de economia, onde também falou sobre a privatização da companhia aérea que ocorreu em 2015.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião