5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 1 Junho 2023

No dia em que o Eurostat revela os dados da inflação (maio) e do desemprego (abril) na Zona Euro, o primeiro-ministro está de visita à Moldova para participar numa cimeira europeia.

Esta quinta-feira, há dados da inflação e do desemprego ao nível da Zona Euro e da União Europeia, enquanto por cá o Banco de Portugal divulga como evolui a dívida pública. Com António Costa de visita a Chisinau para participar na segunda cimeira da comunidade política europeia, os deputados da comissão parlamentar de inquérito à TAP ouvem o antigo secretário de Estado Sérgio Monteiro. Destaque ainda para a apresentação dos resultados consolidados de 2022 do Grupo Montepio.

Como evolui a inflação na Zona Euro? E o desemprego?

O Eurostat publica os dados preliminares da inflação na Zona Euro e na União Europeia (UE) relativos ao mês de maio. Em abril, a taxa de inflação homóloga entre os países da moeda única acelerou para 7%, enquanto ao nível da UE verificou-se a tendência contrária – a taxa desacelerou para 8,1%. Além disso, são também divulgados os dados do desemprego em abril. Na Zona Euro, em março, a taxa de desemprego recuou para 6,5%, cerca de 0,1 pontos percentuais abaixo dos 6,6% registados no mês anterior, enquanto na UE se manteve inalterada nos 6% pelo terceiro mês consecutivo.

Costa em cimeira europeia

O primeiro-ministro, António Costa, participa esta quinta-feira na II Cimeira da Comunidade Política Europeia, que se realiza em Chisinau, capital da Moldova. O encontro, que reúne 47 Chefes de Estado e de Governo europeus, irá focar-se na segurança do bloco e nas interconexões energéticas.

Dívida pública voltou a aumentar?

O Banco de Portugal (BdP) divulga os dados sobre a dívida pública relativos ao mês de abril. Em março, a dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, aumentou 340 milhões de euros, para quase 280 mil milhões de euros, o que, segundo a instituição liderada por Mário Centeno, se deve ao crescimento dos depósitos do Estado em 3.000 milhões de euros. Só as emissões de certificados de aforro ascenderam a 3.500 milhões de euros.

Grupo Montepio apresenta resultados consolidados

O grupo Montepio apresenta os resultados consolidados relativos ao exercício financeiro de 2022. No caso da Montepio Geral – Associação Mutualista, os lucros cresceram 12,4%, para 50,2 milhões de euros, face ao ano anterior, enquanto o Banco Montepio conseguiu em 2022 um resultado consolidado que multiplicou por cinco o lucro de 2021, que tinha sido de 6,6 milhões de euros.

Sérgio Monteiro ouvido na comissão de inquérito à TAP

Prossegue a comissão parlamentar de inquérito à gestão da TAP, com a audição a Sérgio Monteiro, na qualidade ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações. O antigo governante conduziu, em 2015, o processo de privatização da companhia aérea, um processo que foi depois revertido pelo Governo que se seguiu, com Pedro Marques como ministro da pasta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião