Divulgação de escutas do processo Tutti Frutti é alvo de um processo, diz PGR

Lucília Gago garante que a divulgação das escutas do processo Tutti Frutti já está a ser alvo de um "processo por violação do segredo de Justiça". Atraso no processo deve-se à "falta de recursos".

A procuradora-geral da República, Lucília Gago, garante que a divulgação das escutas do processo Tutti Frutti já está a ser alvo de um “processo por violação do segredo de justiça”, avançou à comunicação social.

“Esse assunto é um assunto que está a ser alvo de um processo por violação do segredo de Justiça. Portanto, é no seu âmbito que deverão ser identificados os responsáveis e proferido o correspondente despacho que se imponha“, disse, nas primeiras declarações sobre este caso.

Questionada sobre se a revelação das escutas poderá pôr em causa a investigação, a procuradora-geral da República não se quis pronunciar.

Lucília Gago garante que o atraso no processo é justificado com a falta de recursos. “Não é um caso único, uma situação muito específica, que passa por falta de recursos, e, portanto, é nesse domínio que nos situamos aqui e [há] uma particular atenção e resposta que tem que ser dada para ultrapassar os constrangimentos que são detetados”, disse.

“Têm vindo a ser desencadeadas iniciativas pela hierarquia do Ministério Público e por mim no sentido de identificar melhor a situação processual a que se refere e a permitir que haja a ultimação dessas investigações num mais curto prazo possível“, acrescentou.

Na Operação Tutti Frutti estão a ser investigados antigos responsáveis pela Câmara Municipal de Lisboa, como Fernando Medina e Duarte Cordeiro, atualmente ministros do Governo. Em causa está uma investigação iniciada em 2016 e divulgada em 2018 sobre alegados favorecimentos de dirigentes políticos a militantes do PSD e do PS, envolvendo juntas de freguesia de Lisboa e várias câmaras municipais.

(Notícia atualizada às 12h47)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Divulgação de escutas do processo Tutti Frutti é alvo de um processo, diz PGR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião