PRR

PRR está a adicionar pressões inflacionistas à economia, alerta OCDE

A OCDE aponta que a "Bazuca" europeia vai impulsionar o crescimento da economia portuguesa, mas também deverá aumentar as pressões inflacionárias.

A OCDE destaca, no mais recente Economic Outlook, a importância do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para “fortalecer a infraestrutura verde, aquisição de competências e capacidade de cuidados de saúde”. No entanto, também alerta que estes investimentos estão a “acrescentar pressões inflacionárias”, podendo assim atrasar o abrandamento da inflação.

No documento divulgado esta quarta-feira, onde prevê um crescimento real do PIB de Portugal de 2,5% em 2023, destaca que o PRR “deve aumentar significativamente o investimento público, embora haja riscos de os atrasos na implementação continuarem”. Embora o PRR ajude a alavancar o crescimento, pode também pesar na inflação.

Segundo notam, a “política orçamental, inclusive através do PRR, está a suportar o crescimento em 2023, mas também a aumentar as pressões inflacionárias, antes de se tornar levemente restritivo em 2024″. “Os gastos com subsídios do PRR devem aumentar de 0,3% do PIB em 2022 para 1,5% do PIB em 2023 e 1,3% do PIB em 2024, impulsionando o investimento público”, acrescentam.

A OCDE admite também que existe o risco de que as verbas do PRR “possam ser implementadas mais lentamente do que o projetado”, o que implica por um lado menor crescimento mas também inflação mais baixa. Ainda assim, “as próximas atualizações também podem acelerar o ritmo dos reembolsos”, sinalizam.

As previsões da OCDE para a inflação são de 5,7% em 2023 e 3,3% em 2024, o que vai levar a uma redução do poder de compra e “pesará no crescimento do consumo”. Estas projeções são mais pessimistas do que as do Governo, que no Programa de Estabilidade apontava para uma inflação de 5,1% em 2023 e 2,9% em 2024.

Neste cenário, a organização recomenda também que, para “manter fortes incentivos para a poupança de energia e a transição verde, será importante direcionar cada vez mais o apoio para as famílias mais vulneráveis ​​e eliminar gradualmente as medidas de apoio energético”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PRR está a adicionar pressões inflacionistas à economia, alerta OCDE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião