Iberdrola garante preços da luz abaixo do mercado regulado em julho

A Iberdrola vai mexer nos preços da luz que pratica, e afirma que os clientes usufruirão "de uma poupança média de 10% face ao mercado regulado".

A Iberdrola vai mexer nos preços em julho, garantindo que estes ficam 10% abaixo do preço do mercado regulado.

Esta comunicação é feita um dia após o regulador ter informado que, a partir de julho, o mercado regulado vai manter os preços, mas este equilíbrio é conseguido depois de mexerem duas componentes: a tarifa de acesso às redes, que desceu menos que o esperado, pressiona o preço final; mas a tarifa da energia desce, por iniciativa do regulador, para compensar.

Ora, a tarifa de acesso às redes, quando muda no mercado regulado, muda de igual forma no mercado livre. Mas a tarifa da energia, que o regulador mudou de forma a manter os preços, no mercado livre fica à mercê da vontade dos comercializadores.

Neste sentido, a Iberdrola indica que vai descer em 28% o preço da energia “garantindo a todos os seus clientes um preço de eletricidade inferior à tarifa regulada. Os clientes da Iberdrola usufruirão, assim, de uma poupança média de 10% face ao mercado regulado“, lê-se no comunicado enviado às redações.

A empresa de energia afirma que, além destes ajustes, irá manter os descontos previstos nos contratos dos seus clientes. O objetivo, indica Rui Afonso, diretor-geral da Iberdrola, é “contribuir para uma maior estabilidade” junto dos clientes.

A ERSE aprovou a manutenção dos preços da eletricidade para o mercado regulado a partir de 1 de julho, de acordo com um comunicado divulgado na quinta-feira.

Segundo a ERSE, “face ao preço médio de 2022, os consumidores observam, em 2023, um acréscimo de 1% no preço de venda final”, e “devido à redução do preço de energia no mercado grossista, são expectáveis reduções dos preços finais dos consumidores industriais no mercado livre”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Iberdrola garante preços da luz abaixo do mercado regulado em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião