Galp e TotalEnergies aliam-se para explorar eólicas offshore em Portugal

Galp fechou acordo com francesa TotalEnergies para explorar "potenciais oportunidades na energia eólica offshore em Portugal" no âmbito do primeiro leilão a ser lançado pelo Governo.

A Galp e a TotalEnergies assinaram um acordo para “explorar em conjunto potenciais oportunidades na energia eólica offshore em Portugal“, numa altura em que o Governo se prepara para lançar o primeiro leilão que prevê lançar ao mar 10 gigawatts (GW) de turbinas eólicas sobre o mar, até 2030.

Na nota divulgada esta terça-feira, as duas empresas afirmam que “irão trabalhar em conjunto para desenvolver potenciais projetos eólicos offshore ao longo da costa portuguesa“.

O comunicado detalha ainda que a parceria irá beneficiar da “forte presença e conhecimento do mercado português da Galp” e das “competências da TotalEnergies em projetos eólicos offshore de grande escala“. A gigante francesa conta atualmente com um portfólio global de 12 GW e uma presença ibérica em expansão.

“Estamos muito satisfeitos com esta nova parceria com a Galp”, afirma Olivier Terneaud, responsável de Eólica Offshore da TotalEnergies. “A energia eólica offshore reforçará as atividades renováveis da TotalEnergies em Portugal, onde temos um portefólio total de mais de 1 GW de projetos solares e eólicos em operação ou em desenvolvimento”, acrescenta,

“Com o país a olhar para a energia eólica offshore, não poderíamos associar-nos a um melhor parceiro do que a TotalEnergies para explorarmos esta nova oportunidade,” afirma Georgios Papadimitriou, administrador executivo da Galp para as Renováveis, Novos Negócios e Inovação.

Além da Galp, também a Greenvolt e a Hyperion se aliaram a empresas estrangeiras para estudar oportunidades no âmbito do leilão.

O Governo pretende lançar o primeiro de uma série de leilões até ao final deste ano, devendo os resultados ser conhecidos no início de 2024. Para já, deverão ser colocados a concurso 2 GW distribuídos por quatro lotes de 500 MW: um em Viana de Castelo, dois na Figueira da Foz e outro em Sines, ainda pendente de confirmação. O objetivo é instalar 10 GW de turbinas eólicas ao longo da costa portuguesa, até 2030.

A proposta final e a calendarização dos leilões seguintes deverão ser conhecidas aquando da publicação do relatório elaborado por um grupo de trabalho. O documento estava previsto para ser lançado até 31 de maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp e TotalEnergies aliam-se para explorar eólicas offshore em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião