Coviran fecha 2022 com vendas de 213,8 milhões em Portugal

Dos 1.786 milhões de euros em vendas brutas registadas pela Coviran em 2022, Portugal contribuiu com 213,8 milhões. Rede de origem espanhola tem 281 postos de venda e emprega 1.807 pessoas no país.

A rede de supermercados Coviran fechou o ano de 2022 com vendas brutas de 1.786 milhões de euros. Deste total, 213,8 milhões de euros correspondem ao desempenho registado em Portugal, 7% acima do período homólogo.

De acordo com a nota divulgada esta terça-feira, os resultados anuais chegam depois da aprovação das contas na assembleia-geral de sócios. O resultado antes dos impostos do exercício de 2022, ascendeu a 1,88 milhões de euros, atingindo um resultado líquido de 1,02 milhões de euros.

Com 281 pontos de venda em Portugal, que integram um total de 2.730 locais espalhados pela Península Ibérica, Ceuta e Ilhas, a retalhista alimentar indica ter mantido deste lado da fronteira o quarto lugar no ranking do setor por número de estabelecimentos, sendo também o segundo da lista no modelo de proximidade.

Prometendo ser “mais sustentável, rentável e competitivo”, a gigante tem como objetivo abastecer os 2.730 supermercados que detém, “sobretudo em Espanha e Portugal”. Atualmente, a cooperativa trabalha com 2.274 fornecedores na Península Ibérica. Como parte da estratégia, a cadeia de supermercados continuou a reforçar a sua rede logística neste último ano, adaptando o número de plataformas de distribuição, avançando nos seus processos de automatização e digitalização. Terminou o ano com 26 plataformas próprias, três delas em Portugal.

Naquele ano, a retalhista espanhola conseguiu “consolidar um quadro estável”, assegurando 15.121 postos de trabalho, dos quais 1.807 em Portugal.

Na nota divulgada, o CEO da gigante, José António Benito, destaca que 2022 ficou marcado pelos “bons resultados obtidos” pela Coviran, “e pelo esforço para conter a inflação através da eficiência e da otimização dos recursos face à redução das margens e da rentabilidade em benefício dos seus sócios e clientes.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coviran fecha 2022 com vendas de 213,8 milhões em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião