Ibersol arranca com programa de compra de ações próprias para reduzir capital
Empresa que gere lojas da KFC e Pizza Hut em Portugal, Espanha e Angola tem até 32,696 milhões de euros para comprar até 10,29% das próprias ações. Prazo máximo da operação é 31 de maio de 2024.
O grupo Ibersol arrancou com um programa de compra de ações próprias. A empresa sediada no Porto, que explora as lojas da KFC e Pizza Hut em Portugal, Espanha e Angola, pretende adquirir até 4.359.577 ações, o equivalente, a 10,29% dos papéis negociados na Bolsa de Lisboa, segundo informação divulgada junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A Ibersol está disponível para investir, no máximo, 32.696.827,50 euros. O programa irá terminar dia 31 de maio de 2024 — ou antes disso caso seja comprado o número máximo de ações ou que o orçamento esgote. Nas atuais condições, o preço médio por ação é de 7,50 euros.
Considerando que os títulos da Ibersol fecharam inalterados nos 6,62 euros na sessão desta quinta-feira, a empresa está a proporcionar uma mais-valia de 13,29% aos seus acionistas.
Caso a operação seja bem-sucedida, a empresa irá pedir em assembleia geral para que haja uma redução do capital social por extinção das ações compradas durante este período.
Foi isso que os acionistas fizeram a 26 de maio, quando aprovaram a redução de capital por extinção de 3.640.423 ações próprias, que correspondiam a 7,914% do capital da empresa. O capital social da Ibersol recuou de 46 milhões de euros para cerca de 42,36 milhões de euros.
Através da compra de ações próprias, a empresa procura diminuir a liquidez dos títulos e aumentar o lucro por ação.
A Ibersol também comunicou a suspensão, durante a operação de recompra de ações, do contrato de liquidez mantido com a Caixa BI – Banco de Investimento e que está em vigor desde 1 de outubro de 2006.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ibersol arranca com programa de compra de ações próprias para reduzir capital
{{ noCommentsLabel }}