2º FNS – Dia 1: Fórum Nacional de Seguros junta mais de 1300 profissionais

  • ECO Seguros
  • 4 Julho 2023

O primeiro dia do Fórum Nacional de Seguros foi inaugurado pela presidente da ASF. O evento, organizado pelo ECO Seguros e pela ZEST, termina esta quarta-feira na Alfândega do Porto.

A segunda edição do Fórum Nacional de Seguros (FNS) arrancou esta terça-feira com mais de 1300 profissionais. O evento, que decorre até amanhã na Alfândega do Porto, reúne stakeholders e profissionais de todas as áreas ligadas ao setor segurador para debater os seus principais desafios.

A sessão de boas-vindas ao FNS começou às 9h45, seguida de oito palestras, que juntaram vários especialistas para falar sobre alguns dos temas prementes no mercado segurador, tais como a distribuição de serviços de seguro vida, tendências dos seguros de saúde, seguros de caução e de crédito e, ainda, o impacto da Inteligência Artificial, bem como a cibersegurança e a importância do combate à fraude.

A Methodus foi um dos mais de 40 stands presentes no evento e, este ano, aproveitou para destacar os seguros de nicho. “A Methodus não faz os seguros generalistas. Procuramos seguros de nicho, de responsabilidades civis, agriculturas, pescas, e tudo o que seja mais complexo. Se se fazem todos? Não. Mas faz-se uma boa quantidade, com a qual se arranja solução”, afirmou Fernando Marques, gerente sócio diretor da Methodus.

Já o stand da Semper, que marcou presença pelo segundo ano no FNS, trouxe exatamente a mesma oferta que já tinha destacado em 2022 com o objetivo de reforçá-la juntos de potenciais clientes. David Sousa, diretor-geral da empresa, falou ainda os dois setores onde marcam mais presença: “Nós estamos, essencialmente, no setor agrícola e no setor de transportes e logística. Nos transportes e logística é onde temos uma maior presença, já no setor agrícola estamos mais na produção e estufa”.

Também a destacar a oferta abrangente estava a Innovarisk, que este ano está a enaltecer a oferta all risks. “Trata-se de um seguro um seguro que foge um bocadinho à normal oferta de multi riscos para uma empresa. Em vez de segurarmos só aqueles riscos que toda a gente está habituada, garantimos um bocadinho de tudo. Para além disso, tem uma franquia mais baixa e é um produto que, neste momento, é o nosso ponta de lança em termos de vendas no mercado”, explicou Rui Ferraz, diretor comercial da Innovarisk.

O digital e a tecnologia no setor segurador

Por sua vez, Frederico Brito, Business Developer da i2sbrokers, aproveitou esta segunda edição do Fórum Nacional de Seguros para destacar as soluções de software disponibilizadas pela empresa para a área de mediação e corretagem de seguros. “Temos soluções de parceria com a CRM, com a Microsoft e, no fundo, são estas as aplicações”, disse.

A Mudey, que se trata de um mediador digital de seguros, foi outra das empresas com stand no FNS a destacar a importância das novas tecnologias. Ana Teixeira, CEO da Mudey, revelou que a empresa está a lançar agora uma nova iniciativa para mediadores e profissionais na área de seguros, que se chama a Mudey Pro: “Estamos a aproveitar a nossa plataforma tecnológica e toda a experiência que fomos acumulando enquanto mediadores de seguros nos últimos três anos para apresentar esta solução a mediadores de seguros que queiram ser nossos parceiros e que queiram colaborar connosco”.

A mesma linha de oferta de seguros foi partilhada pela Lluni, que colocou como temas prioritários deste ano a tecnologia e a sustentabilidade. Miguel Pinheiro, Sales Manager da Lluni, explicou que esta é uma “ferramenta essencial para a distribuição de seguros” e que “a tecnologia cada vez mais tem um papel preponderante”. Nesse sentido, o responsável alertou para a necessidade de “a distribuição de seguros manter o seu processo de digitalização e de tecnologia para ter mais tempo para o cliente melhorar os seus processos administrativos e os seus processos comerciais”.

Também a Habit está a apostar na tecnologia para melhorar a qualidade do seu serviço. “Hoje abrimos à mediação tradicional uma tecnologia que permite aos mediadores fazerem a distribuição de seguros e parcerias, algo limitativo anteriormente”, referiu Domingos Bruges, CEO da Habit.

Com o objetivo de tornar a sua prestação de serviços personalizada, a Libax também se rendeu ao digital. Hugo Gonçalves, diretor-geral da empresa, revelou que o stand está, por isso, “a destacar a app mobile da Libax para os clientes e algumas funcionalidades que foram melhoradas no software”.

Ainda no âmbito da aposta no digital, Pedro Oliveira, representante comercial da Carglass Lisboa, apresentou o serviço “QIV online”. “Trata-se de uma plataforma que permite, de uma forma rápida e ágil, fazer com que um mediador de seguros encaminhe o sinistro de quebra de vidros para a Carglass”, explicou.

No que diz respeito a seguros de saúde, a tecnologia também pode fazer uma grande diferença. Margarida Garcia, diretora de marketing operacional da Future Healthcare, revelou que a empresa trabalha muito a parte da tecnologia como software as a service: “Trabalhamos a vertente de operações para os nossos clientes corporativos, trabalhamos a gestão de riscos e, neste momento, também temos uma área nova, que é a área da clínica virtual, de saúde digital”.

A praticidade de seguros mais digitais e, consequentemente, mais imediatos, também tem tido uma maior adesão entre a comunidade de viajantes. “Não podemos pensar em fazer uma viagem à Ásia, à África ou aos EUA sem um seguro de viagem, e nós estamos a crescer muito nesses produtos. Aliás, nos primeiros seis meses do ano crescemos mais de 40% no mercado português”, revelou Juan Carlos Muñoz, CEO da ARAG Portugal.

Oferta ampla de seguros vida e não vida

Dentro das seguradoras com ofertas vida, a ASISA é uma das que se insere nesta categoria. De acordo com Ana Sousa, diretora comercial norte da empresa, a empresa aproveitou o FNS para divulgar uma novidade que lançaram este ano no âmbito dos produtos de saúde. “Estamos aqui a divulgar isto junto dos parceiros e penso que vai ter uma boa aceitação do mercado”, disse.

A April é outra das seguradoras vida que marcou presença na segunda edição do FNS. Mónica Nicolau, diretora comercial da April Portugal, revelou que estavam a destacar o seguro de vida associado ao crédito de habitação, um produto que tem distinguido a April ao longo dos últimos anos.

Tiago Rodrigues, Chief Service Officer da Tranquilidade, explicou que, além do seguro vida, o stand está também a destacar um seguro desenvolvido em parceria com a fundação Champalimaud. “É uma cobertura adicional disponível no nosso seguro de saúde, que acreditamos que vem reforçar o papel das seguradoras como papel ativo na prevenção das doenças oncológicas em Portugal”, revelou.

Por sua vez, André Granado, administrador executivo da COSEC, falou sobre o seguro de crédito e o seguro de caução: “São dois produtos ainda muito desconhecidos do público em geral. O seguro de crédito protege o risco de crédito das empresas e é um produto muito interessante, já muito penetrado nas grandes e médias empresas, mas ainda com uma grande oportunidade para as PME. Já o seguro de caução é um produto também não tão conhecido, mas muito equiparado às garantias bancárias”.

Também com a perspetiva de explorar seguros não tão conhecidos, João Silva, diretor de riscos financeiros da Specialty Risks, explicou que o trabalho da seguradora tem sido “identificar necessidades que existam no mercado nacional, onde não exista muita oferta, procurar soluções fora de Portugal e trazê-las para o país em regime de exclusividade”.

Na mesma linha, a Mudum Seguros pretende “alargar horizontes” através da internacionalização e da abertura de oferta além de seguros não vida. “A nossa intenção é irmos para além do nosso principal parceiro, que é o Novo Banco. E por que não abrir um bocadinho o horizonte do nosso principal acionista naquilo que é a distribuição de seguros em Portugal? Atualmente, só comercializamos produtos não vida, mas pode ser que venhamos também a ter a parte vida em Portugal”, declarou Delmina Teixeira, responsável pelo desenvolvimento de negócio e dinamização comercial da Mudum Seguros.

A apresentar uma oferta ampla de seguros vida e não vida estavam os stands da Mapfre e da Special Insurance. Alberto Aspe, diretor comercial da Mapfre Seguros Portugal, disse que a oferta apresentada no stand da empresa abrangia todo o grupo Mapfre em Portugal, desde seguros vida, de assistência, a todo o coletivo de distribuidores. O mesmo foi referido por Mário Santos, managing partner da Special Insurance, que destacou a oferta de produtos “bastante ampla” que têm, “que vai desde os produtos tradicionais a produtos mais digitais”.

Trabalhamos todos os ramos de seguros, desde os ramos vida aos ramos não vida. O nosso trabalho é, junto das várias seguradoras, identificar as características dos clientes, identificar o seguro que mais se adequa a cada um e tentar que o cliente pague o menos possível”, concluiu Luís Tavares, diretor e coordenador nacional da DS Seguros.

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