BRANDS' ECOSEGUROS “O IT é estratégico em qualquer setor de atividade”

  • BRANDS' ECOSEGUROS
  • 20 Julho 2023

Em entrevista ao ECO, Helena Leite, COO da Cleva Inetum, revela como a empresa conseguiu chegar a líder de mercado e explica como superou todos os desafios até chegar a esse patamar.

A Cleva Inetum, uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de soluções core para a indústria seguradora, com especialização em soluções para o mercado de seguros de Vida, organiza todos os anos um encontro de clientes. Este ano, o evento, denominado “Cleva Product Week”, teve algumas mudanças face aos anos anteriores e contou com um dia dedicado apenas à comunidade académica.

Para perceber melhor em que consiste este encontro, bem como o percurso que a Cleva Inetum fez até chegar à posição de líder de mercado, e, ainda, os desafios enfrentados pela empresa, o ECO esteve à conversa com Helena Leite, COO da Cleva Inetum, que respondeu a estas e outras questões.

Veja, abaixo, a entrevista completa:

A Cleva Inetum é líder de mercado em Portugal. Como se chega a este patamar?

Com muito trabalho, ao longo de muito tempo, com uma visão clara do que se quer ser – no nosso caso, o fornecedor da melhor solução Core para uma companhia de seguros – com foco nos clientes, nos seus objetivos e necessidades, e com uma equipa talentosa que todos os dias quer aprender mais e fazer melhor.

Acreditamos que a postura de especialização no setor segurador nos torna distintos e nos permitiu construir e continuar a desenvolver uma solução flexível, abrangente e que responde ao negócio. Este posicionamento aliado a uma equipa que se volta para o cliente, para o conhecer e servir, permitiu-nos crescer e manter esta posição.

Qual o estado atual do mercado e quais os maiores desafios que se encontra nele?

O mercado segurador tem crescido e demonstrado grande resiliência e capacidade de adaptação a inúmeros desafios de diversos contextos: económico, sociodemográfico, geopolítico, de segurança, ambientais, entre muitos outros. Ao nível do negócio e da relação com os clientes, a crescente digitalização da experiência de compra e de serviço, a expectativa de personalização da oferta e a procura de maior eficiência operacional a par com a introdução de inovação têm orientado as grandes decisões e prioridades de investimento.

Todos os anos, a Cleva organiza um encontro de clientes, sendo um evento concentrado nos desafios e nos temas atuais do setor dos seguros. O que motivou o lançamento desta iniciativa há já vários anos?

A determinação em estar próximo e em comunicar das mais diversas formas com os clientes. Entendemos que o User Group anual (que já teve vários formatos e vai evoluindo como é mais adequado) é uma oportunidade para partilharmos as nossas novidades com os clientes e para nos atualizarmos sobre as suas prioridades e desafios que são o motor de tudo o que fazemos. O contacto, a partilha de experiências e o reforço dos laços entre as pessoas são também importantíssimos e beneficiam muito destes momentos.

Este ano, o evento adotou um formato diferente do habitual. Quer explicar-nos que formato foi esse e o que o motivou?

Este ano a Cleva Inetum preparou e realizou um evento com três dias de duração que designámos por Cleva Product Week. Dedicámos os dois primeiros dias aos clientes e o terceiro dia à comunidade académica para potenciar a busca de talento dando a conhecer a empresa, a sua atividade e as oportunidades de carreira que oferece.

Os dois dias dedicados aos clientes foram diferentes e complementares: um primeiro dia em formato de conferência com apresentações de novidades, partilha de experiências e debate, e um segundo dia de “portas abertas” em que recebemos os nossos clientes no escritório do Porto e puderam explorar a nova versão do software com demonstrações e sessões muito interativas, bem como conhecer por dentro o nosso processo de desenvolvimento, certificação e segurança do software. Queremos que os clientes saibam o que fazemos e como o fazemos para, em conjunto, consolidarmos uma relação de confiança que tem décadas e nos orgulha e responsabiliza.

Estes dias marcaram o lançamento de uma nova versão de todo o software desenvolvido pela Cleva que incorpora muitas novidades em todos os pilares de inovação – suporte a processos de negócio, capacidades de integração com soluções externas, exploração de dados, uma nova experiência de utilização e usabilidade, e concretiza a modernização que temos vindo a fazer da nossa oferta.

Foi um evento muitíssimo participado, por clientes de Portugal, Espanha e Angola e sobre os quais recebemos excelente feedback dos clientes. Isso motiva-nos muito para continuarmos o nosso caminho ao seu serviço.

Lançada a nova versão do software, qual o desafio agora?

O desafio é muito claro e já estamos a trabalhar nele: levar toda esta evolução até cada um dos nossos clientes, implementando e tirando partido de toda a inovação e flexibilidade da solução. O IT é estratégico em qualquer setor de atividade e o setor segurador não é exceção. As soluções de IT podem ser – e cremos que as soluções Cleva o são – diferenciados para a inovação da oferta, a digitalização dos processos e a transformação da experiência do cliente. Em paralelo, na Cleva Inetum, já arrancou o desenvolvimento da próxima versão para o início de 2025… Porque os desafios são muitos e o caminho de modernização que traçámos é claro e estamos a fazê-lo acontecer.

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