Benfica começa hoje a vender meio milhão de “fan tokens” por um euro
A cripto-iniciativa do Benfica e da Socios.com arranca ao meio dia desta segunda-feira com uma operação de venda inicial de meio milhão de unidades a um euro cada. Objetivo é envolver os adeptos.
O Benfica vai tentar vender aos adeptos meio milhão de fan tokens a partir desta segunda-feira. A venda arranca ao meio dia e cada unidade custa o equivalente a um euro. Durante 24 horas, as compras serão limitadas a 100 unidades e, se é sócio do clube, poderá reclamar um token gratuitamente, anunciou o clube.
A operação representa a entrada do Benfica no universo dos criptoativos, o que acontece cerca de um ano depois do que tinha sido previsto pela administração. Os fan tokens têm características semelhantes às das criptomoedas, mas são, sobretudo, uma forma de envolver os adeptos em decisões e atividades ligadas ao clube.
Para comprar fan tokens do Benfica, os interessados têm de se inscrever na app Socios.com, trocar euros por uma criptomoeda chamada Chilliz ($CHZ), e usar esta criptomoeda para comprar unidades do token BENFICA na plataforma. É a mesma que acolheu em 2021 o fan token oficial da Seleção Portuguesa e na qual este transaciona numa espécie de mercado secundário.
Como explicou o ECO no início deste mês, depois da oferta inicial do Benfica, é expectável que o fan token possa ser comprado e vendido entre os adeptos, o que fará oscilar o seu valor de mercado. No entanto, ainda não foi comunicada qualquer data para isso acontecer.
Ou seja, nada garante que o valor do fan token do Benfica permaneça fixado em um euro quando este chegar ao mercado secundário, podendo, depois, desvalorizar ou valorizar. No início de julho, o token da Seleção acumulava uma desvalorização de quase 70% face ao preço de dois euros a que foi vendido numa operação semelhante a esta.
“Os fãs poderão participar em decisões relacionadas com o clube, como designs de kits ou músicas de celebração no estádio, através de sondagens, tendo ainda a possibilidade de aceder a conteúdos especiais, promoções e descontos, bem como a recompensas exclusivas, desde camisolas autografadas a bilhetes VIP e oportunidades únicas”, explicou o Benfica num comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Benfica começa hoje a vender meio milhão de “fan tokens” por um euro
{{ noCommentsLabel }}