Escola Tous já formou mais de 270 artesãos. “O artesanato é um exercício de inovação constante”

Portugal é um dos quatro países onde a escola está hoje presente. Estender a sua presença outros países faz parte dos planos da marca espanhola.

É preciso recuar três gerações e 100 anos para chegar ao início da história da Tous. Foi em 1920 que o jovem aprendiz Salvador Tous Blavi começou o seu ofício de relojoeiro, tendo aberto, dez anos depois, o seu próprio estabelecimento em Manresa, Barcelona. Duas décadas depois, juntou-se o seu filho Salvador Tous Ponsa e, juntamente com a sua futura esposa Rosa Oriol e as suas quatro filhas, transformou o negócio da ‘marca do urso’ naquilo que é atualmente. E, hoje, além da marca de joalharia, a Tous tem uma escola — a Escola Tous — da qual já saíram mais de 270 artesãos e através da qual investe no futuro do setor. Presente em quatro países, entre os quais Portugal, estender a sua presença faz parte dos planos da marca espanhola.

“A escola reflete o forte compromisso e paixão pelo artesanato e joalharia, tendo nascido focada no restauro. Esta é uma disciplina na qual somos especialistas na Tous, pois trabalhamos para prestar um serviço pós-venda de excelência aos nossos clientes com equipas de artesãos especializadas que garantem que as nossas joias passam de geração em geração. É fundamental contar com artesãos especializados no restauro e reparação de joias (…) pois criamos as nossas peças com o intuito que sejam duradouras”, começa por dizer Rosa Tous, vice-presidente da Tous, em declarações ao Trabalho by ECO.

Rosa Tous, vice-presidente da Tous

“O nosso principal objetivo é impactar o talento do futuro do setor. Mais concretamente estamos a trabalhar para chegar a todos os países onde estamos presentes e alargar o impacto a mais alunos”, adianta.

O projeto Escola Tous nasceu em 2018 em Manresa e, desde aí, já saíram da Escola mais de 270 alunos e foram dadas 20.000 horas de formação. Presente em quatro países através da colaboração com dez centros de formação — Espanha, Portugal, México e Polónia — estender a presença a outros países faz parte dos planos da marca espanhola.

O nosso principal objetivo é impactar o talento do futuro do setor. Mais concretamente estamos a trabalhar para chegar a todos os países onde estamos presentes e alargar o impacto a mais alunos.

Rosa Tous

Vice-presidente da Tous

Em Portugal, a escola materializa-se através da parceria com o Cindor. “A aliança entre a Tous e o Cindor é extremamente importante para ambas as partes. É o único centro de formação profissional do nosso país em ourivesaria e relojoaria, e forma mais de 5.000 alunos por ano”, refere Lubélia Marques, country manager da Tous Portugal.

“Esta parceria permite-nos contribuir para o desenvolvimento e valorização do talento da joalheira em Portugal, ajudando a fortalecer a indústria e a fomentar a formação dos profissionais que marcarão o futuro do setor”, acrescenta a responsável pela marca em Portugal.

Artesanato. “Um exercício de inovação constante”

Atualmente, a marca conta ainda com o programa Tous Future Talent, que decorre em formato piloto no México.

“O programa Tous Future Talent é a materialização do nosso compromisso com a criatividade e o design, através do talento. Trata-se de um programa socioeducativo, cujo principal objetivo é promover a criatividade no ofício da joalharia e outras disciplinas entre os jovens estudantes”, explica Rosa Tous.

Os estudantes deste programa aprendem, assim, a criar joias a partir de uma abordagem multidisciplinar baseada no design, na criatividade e na inovação.

Olhamos para o artesanato como um exercício de inovação constante, centrado na criatividade. Desde as nossas origens, trabalhamos a partir da combinação de inovação, criatividade e artesanato, combinando a mais recente tecnologia com técnicas artesanais tradicionais. Trabalhamos desde a inspiração ao serviço pós-venda e cada uma das nossas joias passa, em média, por um mínimo de seis mãos artesãs”, explica a vice-presidente da marca.

O objetivo, adianta, é que “se torne um programa global e que tenha um impacto em todos os países onde estamos presentes”.

A Tous conta atualmente com mais de 4.000 colaboradores nos cerca de 40 países onde está presente e possui mais de 600 lojas, 45 das quais estão situadas em Portugal. A sede da empresa, onde são concebidas todas as suas peças, está localizada em Manresa, Espanha. Contudo, existe também uma fábrica própria em Espanha e a marca trabalha com várias oficinas locais nas zonas onde se encontram artesãos especializados nas diferentes técnicas de que necessita.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Escola Tous já formou mais de 270 artesãos. “O artesanato é um exercício de inovação constante”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião