Fundador da FTX vê caução revogada e vai ser detido

  • Joana Abrantes Gomes
  • 11 Agosto 2023

Juiz recusou caução paga por Sam Bankman-Fried por acreditar que o ex-CEO da plataforma de criptomoedas tentou manipular testemunhas em pelo menos duas ocasiões.

O fundador da plataforma de criptomoedas FTX, Sam Bankman-Fried, foi esta sexta-feira levado sob custódia para um estabelecimento prisional em Nova Iorque após um juiz federal ter aceitado o pedido de procuradores que o acusam de manipulação de testemunhas, avança o Financial Times.

Lewis Kaplan, juiz de Nova Iorque, recusou a caução de 250 milhões de dólares que Bankman-Fried pagou enquanto estava em prisão domiciliária na casa dos pais em Palo Alto, na Califórnia.

O juiz acredita que o ex-CEO da FTX, que abriu falência em novembro do ano passado, tentou adulterar testemunhas em duas ocasiões na altura em que aguardava julgamento por acusações de fraude decorrentes do colapso da plataforma de criptomoedas.

A acusação dos procuradores tem por base excertos de diários privados de Caroline Ellison, sócia de Bankman-Fried, publicados pelo The New York Times. Ellison declarou-se culpada das acusações criminais e está a cooperar com a justiça norte-americana.

Segundo os procuradores, Bankman-Fried é a fonte do material publicado no diário norte-americano. É “algo que alguém que está numa relação dificilmente partilharia com outra pessoa, muito menos com o The New York Times, exceto… para assustar” o seu autor, considerou Kaplan.

O Financial Times revela ainda que um advogado de Bankman-Fried disse que tenciona recorrer da decisão, sendo que o fundador da FTX vai dar entrada numa prisão de Brooklyn.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundador da FTX vê caução revogada e vai ser detido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião