Hoje nas notícias: Tribunais, Jornada Mundial e preços

  • ECO
  • 21 Agosto 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Alguns dos novos funcionários judiciais vão receber menos do que um operador de caixa de supermercado. Em destaque na imprensa está ainda a notícia de que os preços de uma parte substancial dos produtos do cabaz de compras continua com preços ainda a acelerar.

Salário dos novos funcionários dos tribunais pode não chegar aos 800 euros limpos

Alguns dos 200 novos funcionários judiciais que o Governo contratou para responder à falta de pessoal nos tribunais arriscam ficar a receber menos do que um operador de caixa de supermercado. Em certos casos, o salário líquido destes novatos pode não chegar aos 800 euros, já contabilizando o subsídio de alimentação. Segundo o Público, em nenhum caso será superior a 869 euros.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Mais de 40% do cabaz de compras tem preços ainda a acelerar

Há nove meses seguidos que a inflação em Portugal está a abrandar, mas nem todos os preços estão com essa tendência. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) cedidos ao Jornal de Negócios, mais de 40% do cabaz de compras registou uma nova aceleração de preços em julho, uma parcela que aumentou face ao mês anterior.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Economia foi-se abaixo com Jornada do Papa em Portugal

A Jornada Mundial da Juventude teve efeitos positivos, ao puxar por algum investimento público e privado. Mas, no geral, o andamento da economia ressentiu-se, tendo entrado em terreno negativo entre meados de julho e o final da primeira semana de agosto, nota o Dinheiro Vivo com base na análise do indicador diário de atividade económica do Banco de Portugal. A onda de consumo dos jovens peregrinos não chegou a áreas como refeições em restaurantes mais caros, viagens em “Ubers” e saídas noturnas, ou roupa, calçado, por exemplo.

Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Investimento em hotéis cresce em contraciclo com Europa

Ao contrário da tendência europeia, o investimento em hotéis em Portugal tem crescido a dois dígitos e só no primeiro semestre aumentou para quase 300 milhões de euros, de acordo com dados da CBRE. A procura turística explica parte da tendência. Nesses seis meses, abriram portas 30 novos hotéis em Portugal.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Americana Cognizant vai tornar Portugal centro de negócios na Europa

A tecnológica Cognizant pretende tornar a capital portuguesa no respetivo centro de negócios europeu. A empresa está a avaliar a relocalização dos escritórios que tem no LACS e quer contratar cerca de 200 funcionários nos próximos meses, incluindo na área da inteligência artificial. O plano de negócios da Cognizant para o mercado português foi desenhado tendo em conta um horizonte de cinco anos.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Tribunais, Jornada Mundial e preços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião