Hoje nas notícias: Lítio, impostos e gás

  • ECO
  • 23 Agosto 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Aethel Mining, dona da maior mina privada de ferro da Europa, está interessada na Savannah Resources, empresa britânica da indústria de lítio, e já decorrem negociações na Austrália. Nesta quarta-feira, os jornais também destacam que a quebra na venda de casas está a tirar receitas às câmaras. Saiba o que está a marcar a atualidade nacional na imprensa.

Mina de lítio do Barroso na mira da Aethel

A Aethel Mining está interessada em adquirir a Savannah Resources, a empresa britânica que tem a mina de lítio do Barroso, no concelho de Boticas, distrito de Vila Real. Segundo o Jornal Económico, a dona da maior mina privada de ferro da Europa, em Moncorvo, está atualmente em negociações com a Savannah na Austrália. Caso a operação se materialize, dará origem ao maior grupo mineiro em Portugal.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso livre).

Quebra na venda de casas já está a tirar receitas às câmaras

A redução do número de imóveis vendidos já começou a ter impacto nas receitas dos municípios. O valor arrecadado de imposto municipal sobre transmissões onerosas de imóveis (IMT) baixou pela primeira vez desde o início de 2020, que coincidiu com o arranque da pandemia. A quebra deste imposto foi de 12,9 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Galp “avalia opções” perante falha de fornecedor de gás norte-americano

Várias empresas têm-se queixado dos fornecedores de gás norte-americanos. Entre elas está a Galp, que denunciou que a Venture Global LNG tem vindo a vender diretamente o gás do terminal de Calcasieu Pass a compradores dispostos a pagar mais no mercado ao invés de cumprir as entregas que foram acordadas em 2017 e 2018. Os EUA são um dos fornecedores de gás em que a Europa mais confia para superar a dependência dos combustíveis fósseis russos.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Receita do imposto do selo já ronda os dois mil milhões

Em 2022, a receita do imposto do selo foi de 1.967 milhões de euros, um valor 6,1% superior ao de 2021. Ou seja, foram mais 113,6 milhões de euros para os cofres do Estado através deste tributo, segundo dados da Autoridade Tributária. Os serviços financeiros, como a contratação de crédito, deram 696 milhões de euros para os cofres do Estado.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Transportadora da Carris Metropolitana paga salários abaixo da lei a imigrantes

A Auto Viação Feirense pode estar a violar a lei ao pagar salários inferiores ao previsto na contratação pública, segundo o Dinheiro Vivo. A transportadora estará também a cometer fraude fiscal e contributiva por não declarar o trabalho suplementar de cerca de 20 motoristas imigrantes que recrutou no Brasil para operar parte da concessão pública da Carris Metropolitana, entre Moita e Setúbal. A empresa nega, mas o jornal cita um recibo de vencimento de julho, a que teve acesso.

Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Lítio, impostos e gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião