França gasta 200 milhões de euros na destruição do excesso de vinho

  • ECO
  • 25 Agosto 2023

A queda da procura de vinho e a baixa acentuada dos preços estão a causar dificuldades financeiras para um em cada três produtores de vinho da região de Bordéus.

O Governo francês anunciou esta sexta-feira que 200 milhões de euros serão reservados para financiar a destruição da produção excedentária de vinho, de modo a apoiar os produtores em dificuldades e fazer subir os preços, avança a agência de notícias francesa AFP.

Segundo a agência noticiosa, algumas da principais regiões produtoras de vinho em França, principalmente a famosa zona de Bordéus, estão com dificuldades devido a um “cocktail de problemas” que se prendem com a mudança de hábitos de consumo, a crise do custo de vida e as consequências da Covid-19.

Em causa está a queda da procura de vinho que levou a uma sobreprodução, a uma queda acentuada dos preços e a grandes dificuldades financeiras para um em cada três produtores de vinho da região de Bordéus, segundo a associação local de agricultores, avança ainda a AFP.

Os 200 milhões de euros, anunciados pelo governo francês, visam “travar a queda dos preços e permitir que os viticultores voltem a encontrar fontes de rendimento”.

Ainda de acordo com a AFP, a Comissão Europeia já referiu que o consumo de vinho para este ano deverá ter caído 7% em Itália, 10% em Espanha, 15% em França, 22% na Alemanha e 34% em Portugal. Segundo a Comissão, as vinhas mais afetadas foram as que produzem vinhos tintos e rosés em certas regiões de França, Espanha e Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

França gasta 200 milhões de euros na destruição do excesso de vinho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião