Banco de Fomento aprovou 956,5 milhões em operações de financiamento com verbas do PRR

Banco Português de Fomento garante ainda que há várias operações em fase final de decisão no Programa Consolidar e no Programa de Recapitalização Estratégica.

O Banco de Fomento aprovou 956,5 milhões de euros em operações de financiamento no âmbito do Fundo de Capitalização e Resiliência, lançado no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ou seja, 74% da dotação do Fundo. Deste montante estão contratados cerca de 510 milhões de euros com as sociedades de capital de risco e com os beneficiários finais. No entanto, aos beneficiários finais ainda só chegaram 5,6%, revela o Banco de Fomento.

“Apesar de, à data, estarem contratados diretamente com os beneficiários finais (as empresas) 72,4 milhões de euros (5,6% da dotação do FdCR), destaca-se que, quer no Programa Consolidar quer no Programa de Recapitalização Estratégica, há várias operações em fase final de decisão”, revela a instituição liderada por Celeste Hagatong e Ana Carvalho.

Em causa estão operações de investimento que totalizam 75 milhões de euros, que o banco espera serem deliberados pelos órgãos de decisão do banco “nas próximas semanas”. “Uma parte significativa destas operações apresenta como investidor privado (que aporta o mínimo de 30% do investimento, a par do máximo de 70% assumido pelo FdCR) empresas não financeiras (parceiros do setor de atividade dos candidatos)”, detalha a instituição.

O Banco de Fomento revela ainda que no Programa de Recapitalização Estratégica (com uma dotação global de 200 milhões) foram aprovadas operações de financiamento no valor de 56,5 milhões de euros, correspondentes a 28% da dotação do Programa, das quais 32 milhões de euros foram já contratadas (16% da dotação do programa).

Para acelerar a execução do Fundo de Capitalização e Resiliência e a disponibilização dos fundos às empresas, o Banco de Fomento celebrou quatro protocolos como BPI, Bankinter, Caixa Geral de Depósitos e Novo Banco e está em “fase final de assinatura”, prevista para “os próximos dias”, com o Santander Totta e Millennium BCP.

Este protocolo “estabelece as bases de entendimento entre as partes para dinamizar e divulgar, em conjunto, os instrumentos do FdCR, com vista a identificar as operações passíveis de serem enquadradas nos programas de investimento e a realização pelo Banco de Fomento de sessões de formação aos quadros dos bancos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Fomento aprovou 956,5 milhões em operações de financiamento com verbas do PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião