“Diferendo” da expansão da FIL por resolver. “Se dependesse só de mim tinha uma data”, diz Moedas

Duplicação do espaço da FIL está prevista no acordo entre a organização da Web Summit e o Governo português. Este ano a cimeira espera receber cerca de 70 mil participantes, os mesmos do ano passado.

O “diferendo” em torno da duplicação do espaço da FIL previsto no acordo entre Governo e a Web Summit, e que deveria ter acontecido já o ano passado, continua por resolver. “Tem de haver tempo para essa negociação para que corra tudo bem e se consiga dar essa resposta”, diz Carlos Moedas, presidente da autarquia ao ECO, à margem da inauguração do escritório da cimeira tecnológica na Factory, no Hub Criativo do Beato, em Lisboa.

“Temos sempre respondido à capacidade que a Web Summit precisa. Até agora nunca houve problema de resposta. O que temos de resolver e demora tempo — exatamente porque era uma situação muito difícil no passado — é conseguir que mais espaço (na FIL) seja construído de forma permanente. É essa discussão que estamos a ter com a Fundação AIP, que gere o espaço. São questões que demoram o seu tempo, que demoram também a construir”, diz o autarca.

“Vamos ter de resolver essa situação. Está a ser tratada pelo ministro da Economia — esta é uma responsabilidade do Estado –, com a Fundação AIP e com a Câmara Municipal”, continua, descrevendo a situação como “complexa”.

“Está a ser tratada, mas ainda não está resolvida”, diz ainda, sem apontar uma data para a sua resolução. “Se só dependesse de mim eu tinha uma data, só que não depende de mim. E, quando tem uma instituição como o Governo, a Fundação AIP e a Câmara Municipal, se estivesse a dar uma data estava, de certa forma, a prejudicar a negociação”, diz. “Tem de haver tempo para essa negociação para que corra tudo bem e se consiga dar essa resposta”, refere o autarca que há cerca de dois anos, pouco tempo depois de tomar posse, na edição da Web Summit desse ano, prometia encontrar uma solução para esse diferendo.

(Situação de diferendo em torno da expansão da FIL) está a ser tratada, mas ainda não está resolvida. (…) Se só dependesse de mim eu tinha uma data, só que não depende de mim. E, quando tem uma instituição como o Governo, a Fundação AIP e a Câmara Municipal, se estivesse a dar uma data estava, de certa forma, a prejudicar a negociação.

Carlos Moedas

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

“Estou há duas semanas [na presidência da autarquia] e estou a inteirar-me de todos os processos”, disse na época. Um deles é o diferendo relativo à ampliação do espaço da FIL, cumprindo o acordo estabelecido com a organização da Web Summit. “É um diferendo que já tinha realmente muito tempo, há uma história. Eu próprio sendo novo como presidente da Câmara posso resolvê-lo.”

A ampliação do espaço permanente construído da FIL teve data prevista para outubro de 2021, tendo A Câmara de Lisboa feito uma adenda que estendeu o prazo para 2022.

No ano passado, durante a Web Summit, ao mesmo tempo que anunciava a expansão da cimeira tecnológica para outras geografias, Paddy Cosgrave lamentava as limitações de espaço da FIL para acolher os cerca de 70 mil participantes. Em jeito de balanço, o cofundador reconhecia que tudo tinha sido “esticado ao máximo” e que foi usado “todo o espaço disponível na área” da FIL e Altice Arena, no Parque das Nações. “Definitivamente, estamos preocupados com o futuro”, disse.

Este ano mostra-se satisfeito com o mesmo número esperado de visitantes — cerca de 71 mil — e quando aos planos de expansão do espaço da FIL também não revela pormenores. “Estamos sempre a conversar e penso que quando tivermos algo para anunciar faremos isso”, disse ao ECO, à margem da inauguração do novo escritório em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Diferendo” da expansão da FIL por resolver. “Se dependesse só de mim tinha uma data”, diz Moedas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião