Todos têm direito à educação. ACNUR com campanha de fundos para refugiados
Sete milhões de crianças refugiadas em todo o mundo não estão a ter acesso a escolas e educação. ACNUR arrancou com campanha de angariação de fundos.
Sete milhões de crianças e jovens refugiados em todo o mundo não têm acesso à escola e à educação. Para dar resposta, Portugal com ACNUR, parceiro nacional da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), lança agora uma nova campanha de angariação de fundos pelo direito à educação, a decorrer durante o próximo mês nas plataformas digitais da Fundação. Organismo inicia igualmente ações de formação junto das escolas em Portugal.
“Para as crianças deslocadas, ir à escola, estar com colegas e ter acesso à educação deixa, muitas vezes, de fazer parte da rotina”, explica Joana Feliciano, citada em comunicado. “Queremos, com a ajuda das pessoas e empresas, apoiar o ACNUR nos seus programas na área da educação, assegurando material e professores às crianças deslocadas à força”, apela a responsável de Comunicação e Alianças Estratégicas da Portugal com ACNUR.
Apoiar o ACNUR na construção de novas salas de aula nos países de acolhimento, na distribuição de dispositivos digitais, facilitando o acesso à formação às crianças e jovens refugiados que não tenham uma escola por perto, no pagamento a mais professores são alguns dos objetivos desta campanha de angariação de fundos.
Podem ser feitos donativos individuais, pontuais ou regulares, ou através de donativo coletivos, o “Famílias com ACNUR”, que permitirão apoiar este e outros programas de apoio aos refugiados.
“As ‘famílias’ doadoras – pais, filhos, avós ou até mesmo professores – que se comprometam com uma doação regular mensal têm acesso a materiais e conteúdos educativos e didáticos sobre a realidade de quem é obrigado a fugir e podem, desta forma, refletir sobre estes temas com os mais novos, informando-os e sensibilizando-os. Um “conceito inovador de doar enquanto família que tem aproximado muitos novos doadores”, explica Joana Feliciano.
A organização pretende ainda estabelecer parcerias com empresas, que podem apoiar através do apoio a programas de bolsas de estudo como o DAFI (Albert Einstein German Academic Refugee Initiative), que já ajudou mais de 21 mil jovens refugiados a integrar o ensino superior e a concluir a sua formação académica.
Durante os próximos meses, a Fundação Portugal com ACNUR vai ainda realizar ações de sensibilização junto das universidades sobre temas de direitos humanos, emergências humanitárias e conceitos relacionados com o trabalho da Agência da ONU para os Refugiados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.