Salário mínimo, teletrabalho e cursos online. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
O podcast "Ao trabalho!" leva até si, todas as quintas-feiras, tudo o que precisa de saber sobre o que está a fazer mexer o mercado de trabalho nessa semana.
O que está a fazer mexer o mercado de trabalho? Todas as quintas-feiras, o podcast “Ao trabalho” conta-lhe tudo o que precisa de saber. Esta semana falamos sobre o salário mínimo e a polémica em torno da aplicação ou não do mínimo de existência, mas também sobre o novo apoio ao emprego na indústria, o crescimento do ensino online e das despesas do teletrabalho. Ouça o episódio no leitor abaixo ou aqui.
António Costa contradisse Fernando Medina. Num debate parlamentar, o primeiro-ministro assegurou que o Governo pretende manter a evolução do mínimo de existência ligada à trajetória do salário mínimo nacional. Ou seja, sinalizou que quem ganha a retribuição mínima garantida deverá continuar isento de IRS no próximo ano. Ora, apenas uma hora antes o Ministério das Finanças tinha confirmado ao ECO que a intenção do Executivo era desligar o mínimo de existência do salário mínimo, guiando-o, antes, pelo Indexante dos Apoios Sociais (IAS).
Dos impostos para o emprego, o secretário de Estado do Trabalho frisou que mau seria se o Governo tivesse de legislar programas e iniciativas para acudir de cada vez que houvesse uma variação de faturação de 10% numa empresa, recusando flexibilizar o novo apoio ao emprego na indústria.
Já na formação, há a destacar que um terço dos portugueses fizeram cursos online no último ano. O ensino online está em “franco crescimento” e Portugal já supera mesmo a média comunitária.
Por fim, de realçar que o Governo já fixou o montante até ao qual as despesas do teletrabalho vão estar isentas de IRS e descontos para a Segurança Social. Será de 22 euros por mês, com possibilidade de majoração em 50%, segundo anunciou esta semana a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Salário mínimo, teletrabalho e cursos online. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
{{ noCommentsLabel }}