Vodafone negoceia venda do negócio em Espanha à Zegona

Britânicos da Zegona confirmaram à bolsa de Londres que estão a negociar a compra da Vodafone Espanha ao grupo que também tem sede no Reino Unido.

Os britânicos da Zegona Communications confirmaram esta sexta-feira que estão em negociações com a Vodafone para comprar o negócio do grupo em Espanha.

Em abril, a agência Bloomberg noticiou que a Vodafone tinha recebido manifestações de interesse de investidores em relação à Vodafone Espanha. Agora, é oficial que decorrem conversações com a Zegona, que o confirmou num comunicado difundido através da bolsa de Londres, depois de a notícia ter sido avançada pelo Expansión.

Na nota, a Zegona diz “notar a especulação da imprensa em relação à potencial aquisição do negócio do Grupo Vodafone em Espanha”. “A empresa confirma que está em discussões com o Grupo Vodafone em relação à potencial aquisição, e com bancos em relação ao respetivo financiamento”, refere.

A empresa recorda também que “não é certo que a potencial aquisição proceda”. “A potencial aquisição continua sujeita a, entre outras coisas, acordo nos termos finais com a Vodafone, conclusão do processo de due dilligence e formalização dos acordos de financiamento”, acrescenta.

Fonte familiarizada com o assunto disse ao ECO que não está em cima da mesa a venda do negócio em Portugal. Contactada sobre este assunto, a Vodafone Portugal não comentou. A Vodafone Espanha é liderada pelo português Mário Vaz desde 1 de abril, que foi CEO da Vodafone Portugal durante mais de dez anos.

A especulação em torno de um potencial negócio em Espanha está a animar o preço das ações da Vodafone. Os títulos do grupo iniciaram a sessão em queda, mas, às 11h51, negociavam com um ganho de 0,94%, para 81,82 libras.

Quando noticiou em abril a existência de interesse no mercado pela Vodafone Espanha, fontes disseram à Bloomberg que, apesar de não procurar ativamente a venda da Vodafone Espanha, o grupo poderia considerar uma transação se o preço correspondesse às expectativas. O valor de uma potencial operação envolvendo a subsidiária espanhola da Vodafone foi apontado em cerca de 3,7 mil milhões de euros.

Em Portugal, é a Vodafone Portugal que está compradora. A empresa liderada por Luís Lopes tem, desde 30 de setembro de 2022, uma oferta para adquirir a concorrente Nowo aos espanhóis da MásMóvil. Quase a completar um ano desde que foi anunciada, a oferta da Vodafone pela Nowo continua a ser avaliada pela Autoridade da Concorrência (AdC). Como o ECO noticiou em junho, a Vodafone espera uma resposta do regulador em breve.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vodafone negoceia venda do negócio em Espanha à Zegona

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião