EIOPA alerta seguradoras para viragem do imobiliário na Europa

  • ECO Seguros
  • 25 Setembro 2023

O supervisor de seguros da UE avisa que o imobiliário comercial, altamente cíclico, começa a sentir os efeitos do aumento das taxas de juros, de políticas monetárias rígidas e da persistente inflação.

Petra Hielkema, presidente da EIOPA, supervisor de seguros na União Europeia, pede atenção aos investimentos imobiliários das seguradoras.

A Autoridade Europeia de Seguros e Pensões Profissionais (EIOPA) lançou um alerta sobre o mercado imobiliário europeu no Relatório de Estabilidade Financeira publicada em junho de 2023, onde apontava que este pode estar num “ponto de viragem”. O mercado imobiliário comercial, altamente cíclico, está a começar a sentir os efeitos adversos do aumento das taxas de juros, políticas monetárias mais rígidas e persistente inflação. Fatores adicionais, como a diminuição da presença nos escritórios após a pandemia e a crise no setor comercial, estão a agravar a situação.

A análise do supervisor destaca a importância do setor imobiliário para a estabilidade financeira e como as seguradoras, grandes investidores no mercado imobiliário, estão a gerir a exposição a este setor em constante mudança. Mario De Cicco, Vice-Presidente, Instituições Financeiras Globais da consultora de crédito DBRS Morningstar, comentou os dados, observando que “o aumento representa um passo significativo, mas ainda mantém a exposição imobiliária num patamar controlado, a corresponder a 10% dos investimentos totais no balanço de solvência”.

Mario De Cicco, Vice-Presidente Instituições Financeiras Globais DBRS Morningstar, diz que a exposição se mantém em “patamar controlado”.

Seguradoras europeias aumentam exposição a ativos imobiliários

Devido às baixas taxas de juros dos últimos anos, as seguradoras europeias têm diversificado os investimentos em ativos imobiliários com vista a retornos mais atrativos. Segundo a DBRS Morningstar, a exposição das seguradoras a ativos relacionados com imóveis aumentou para 665 mil milhões de euros no final do primeiro trimestre de 2023, a representar um aumento de 26% desde o final de 2017.

No entanto, este valor ainda se mantém, de acordo com a consultora global, gerível, correspondendo a apenas 10% do total dos seus ativos. Os ativos relacionados com imóveis incluem principalmente obrigações corporativas de imobiliárias, participações em empresas imobiliárias, fundos imobiliários, empréstimos hipotecários e ativos imobiliários.

Solvência das seguradoras como amortecedor contra a turbulência no mercado imobiliário

O relatório do supervisor europeu informa que embora o aumento da exposição das seguradoras a ativos imobiliários seja notável, a sua elevada solvência é um fator mitigante significativo contra os riscos associados à turbulência no mercado imobiliário. A EIOPA destaca que a taxa agregada de requisitos de capital de solvência (SCR) para as seguradoras europeias é de 258% no final do primeiro trimestre de 2023, um valor consistente com períodos pré-pandémicos.

Em média, os investimentos diretos em imóveis comerciais representam apenas 5% dos fundos próprios das seguradoras, o que significa que mesmo em cenários extremos de desvalorização desses ativos, o impacto nas suas reservas permanece gerível, mantendo uma margem considerável de segurança em relação aos requisitos mínimos de capital.

No contexto de uma possível viragem no mercado imobiliário europeu, as seguradoras continuam a vigiar com atenção a sua exposição a ativos imobiliários, mantendo um olhar focado sobre a gestão de riscos e a solidez das suas reservas de capital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EIOPA alerta seguradoras para viragem do imobiliário na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião