Elon Musk está enganado quanto ao teletrabalho? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”
Estamos a viver mais, mas também a trabalhar durante mais tempo. Os portugueses trabalham em média 38,4 anos, valor que dá título ao podcast do ECO sobre o que está a moldar o mercado de trabalho.
Outrora tido como visionário, Elon Musk tem sido dos nomes mais vocais contra o teletrabalho. Já chegou mesmo a considerá-lo “moralmente errado“. Mas será mesmo assim? Neste episódio do podcast “Trinta e oito vírgula quatro“, o diretor de recursos humanos da Zurich Portugal junta-se a nós para debater as vantagens e desvantagens do trabalho remoto e híbrido, garantindo que estes novos modelos de trabalho que a pandemia fez florescer podem funcionar e ser mesmo uma mais-valia para quem os pratica.
Ouça o episódio no leitor acima ou aqui.
“Ao contrário do que muitas vezes apregoa, o modelo de trabalho híbrido acaba por promover um espírito de trabalho colaborativo, porque as pessoas precisam de definir mais um conjunto de práticas para articularem informações”, sublinha Nuno Oliveira.
Mas as vantagens não se ficam pela cultura de trabalho: “se nos focarmos na produtividade, hoje não temos dúvidas que somos uma empresa muito mais ágil e eficiente do que éramos há três anos. Ao implementar o híbrido, fomos forçados a automatizar e simplificar os processos”, sublinha o mesmo responsável.
Neste episódio, o diretor de recursos humanos fala ainda dos desafios associados ao teletrabalho e ao regime híbrido, bem como da legislação em torno destes modelos de trabalho.
O “Trinta e oito vírgula quatro” é um podcast de entrevistas quinzenais sobre as tendências que estão a fazer mexer o mercado de trabalho.
Estamos a viver mais, mas, à boleia, também estamos a trabalhar durante mais tempo. Numa década, a duração média estimada da vida de trabalho dos portugueses cresceu dois anos para 38,4. É esse o valor que dá título a este podcast e torna obrigatória a pergunta: afinal, se empenhamos tanto do nosso tempo a trabalhar, como podemos fazê-lo melhor?
Neste mês de novembro, vamos explorar essa questão do ponto de vista dos modelos de trabalho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Elon Musk está enganado quanto ao teletrabalho? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”
{{ noCommentsLabel }}