Parlamento Europeu leva fim de subsídios a combustíveis fósseis à COP28

  • Lusa
  • 21 Novembro 2023

A resolução votada apela ao fim de todos os subsídios -- diretos e indiretos -- aos subsídios fósseis, "assim que possível e o mais tardar até 2025".

O Parlamento Europeu (PE) adotou recomendações para a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), no Dubai, prevendo o fim dos subsídios aos combustíveis fósseis a nível nacional, da União Europeia (UE) e global.

O texto, aprovado com 462 votos a favor, 134 contra e 30 abstenções, constitui o mandato que a delegação do PE leva à COP28 no Dubai, Emirados Árabes Unidos, na qual participa de 8 a 12 de dezembro, onde serão analisados os progressos na aplicação do Acordo de Paris.

A resolução votada apela ao fim de todos os subsídios — diretos e indiretos — aos subsídios fósseis, “assim que possível e o mais tardar até 2025”, segundo um comunicado.

Os eurodeputados também apoiam um objetivo global de triplicar as fontes renováveis de energia e duplicar a eficiência energética até 2030, em conjunto com a eliminação progressiva e tangível das fontes fósseis o mais rapidamente possível.

A 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre o Clima (COP28) decorre na cidade do Dubai, entre 30 de novembro e 12 de dezembro.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento Europeu leva fim de subsídios a combustíveis fósseis à COP28

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião