Hoje nas notícias: “Lobbying”, crédito à habitação e Autoeuropa

  • ECO
  • 22 Novembro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os partidos estão interessados em retomar a discussão da regulamentação do lobbying e vão apresentar propostas na próxima legislatura. Apesar da paragem, a Autoeuropa conseguiu produzir nos primeiros dez meses do ano mais automóveis do que em todo o ano passado. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional.

Regulamentação do lobbying regressa à agenda na próxima legislatura

O PSD pretende apresentar na próxima legislatura propostas para regulamentar o lobbying, mas o partido não está sozinho: PS, Chega, Iniciativa Liberal, PAN e Livre também deverão ter iniciativas, enquanto Bloco de Esquerda e PCP deverão manter-se contra. A regulamentação desta atividade foi vetada em 2019 por Marcelo Rebelo de Sousa e foi novamente interrompida em 2021 com a dissolução da Assembleia da República.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Renegociações já representam mais de 40% do novo crédito à habitação

Em agosto e setembro, as renegociações representaram 40,2% e 41,8%, respetivamente, do novo crédito à habitação concedido pelos bancos. Tratando-se dos valores mais elevados do ano, só nesses dois meses foram renegociados cerca de 1.477 milhões de euros de crédito para a compra de casa, num total de de 5.326 milhões desde janeiro. Os números deverão continuar a subir nos próximos meses, tendo em conta os valores elevados das taxas de Euribor.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Apesar de paragem, Autoeuropa ainda cresce

Em setembro, a Autoeuropa viu-se forçada a parar a produção por “algumas semanas” devido à falta de peças de um fornecedor esloveno. Na altura, contas feitas pelo Jornal de Negócios apontavam para uma quebra de produção de 45 a 50 mil unidades do T-Roc, o único modelo produzido na fábrica. Em outubro, a fábrica retomou a produção depois de ter encontrado um fornecedor alternativo. Agora, dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) mostram agora que em setembro e outubro a Autoeuropa registou apenas uma quebra de 15.230 unidades produzidas face a 2022. Além disso, a paralisação não impediu que o número de veículos a saírem de Palmela supere nos primeiros dez meses do ano os valores de 2022.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Nova “taxa” pode agravar conta da luz

Devido à alteração do modelo de financiamento, todos os consumidores vão passar a contribuir para financiar a tarifa social de eletricidade, o que pode vir a ter um impacto de cerca de 2% na fatura da luz dos portugueses, estima Vítor Machado, que representa a Deco no Conselho Tarifário da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). A tarifa social dá desconto na eletricidade às famílias vulneráveis e o custo em 2024 deverá rondar os 130 milhões de euros. Até aqui, o custo da tarifa era suportado pelos produtores de eletricidade, com destaque para a EDP Produção, com encargos em torno dos 90 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Lobo Xavier acusa Costa de querer “adensar a intriga infame contra o Presidente”

António Lobo Xavier, conselheiro de Estado, rejeita ter quebrado a confidencialidade desse órgão da Presidência da República, apontando o dedo ao primeiro-ministro, António Costa, por preferir “adensar” a intriga contra Marcelo Rebelo de Sousa ao não esclarecer se tinha pedido ao chefe de Estado para chamar a procuradora-geral a Belém. “Escolheu adensar uma intriga de que provavelmente não era verdade que tivesse pedido ao Presidente da República”, disse à CNN Portugal.

Leia a notícia completa na CNN Portugal (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: “Lobbying”, crédito à habitação e Autoeuropa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião