Hoje nas notícias: nomeações, crise política e Altice
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O Governo tem 44 dirigentes públicos prontos a nomear antes de o Presidente da República formalizar a demissão do primeiro-ministro António Costa. Mais de 80% dos portugueses acreditam que a crise política no país vai levar a uma degradação da situação económica. A principal empresa de Hernâni Vaz Antunes, arguido da Operação Picoas, multiplicou cem vezes a faturação com o grupo Altice entre 2016 e 2021. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.
Governo tem 44 dirigentes públicos prontos a nomear antes de entrar em gestão
Há 44 concursos cuja lista com os três finalistas foi enviada ao Governo pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap) e que aguardam por uma decisão das várias tutelas, aos quais se somam outros quatro concursos que acabaram por ser anulados. De acordo com a lei, estes 44 lugares de topo da administração pública — que incluem os dirigentes superiores para o Instituto de Segurança Social, a Direção-Geral do Orçamento, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Direção-Geral da Saúde e a Autoridade Tributária — ainda poderão ser nomeados enquanto o Presidente da República não formalizar a demissão do primeiro-ministro António Costa.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago)
Mais de 80% dos portugueses acha que crise política vai degradar economia
Oito em cada dez portugueses acreditam que a crise política no país vai levar a uma degradação da situação económica, enquanto apenas 14,5% vê o cenário a melhorar com a demissão do Governo e a dissolução do Parlamento, segundo o barómetro da Intercampus. A sondagem procurou perceber a perceção dos portugueses sobre o impacto da demissão de António Costa nas suas vidas, parâmetro no qual prevalece o pessimismo, com cerca de 76% dos inquiridos a acreditarem que a sua vida pessoal sairá prejudicada com o atual contexto político. Pelo contrário, 15% veem a sua vida pessoal a ser beneficiada.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Empresa de Hernâni Vaz Antunes multiplica por 100 faturação com Altice
A Edge Technology, que é a principal empresa de Hernâni Vaz Antunes, arguido no processo da Operação Picoas, multiplicou cem vezes a faturação com o grupo Altice entre 2016 e 2021, alegadamente através de um esquema de pagamento de comissões para viciação de contratos. A empresa em causa, criada em 2015, faturou 1,9 milhões de euros no ano seguinte, tendo o volume de negócios crescido sucessivamente até atingir 198 milhões em 2021. O Ministério Público (MP) acredita que o empresário bracarense terá contado com a influência do amigo e cofundador da Altice, Armando Pereira, também arguido no processo.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Governo dos Açores já pensa num segundo Orçamento para superar chumbo e contornar Marcelo
O Orçamento dos Açores é votado esta quinta-feira, sendo o chumbo o cenário mais provável. Por isso, e segundo prevê a lei de enquadramento do Orçamento da Região Autónoma, os partidos que integram o Governo do arquipélago (PSD, CDS-PP e PPM) já estão a pensar na apresentação de um segundo documento previsional para 2024 — o que tem de ser feito “no prazo de 90 dias sobre a data da rejeição”. O presidente do Executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, já garantiu que não se demite se o Orçamento for reprovado, mostrando-se disponível para apresentar uma segunda proposta com medidas da oposição incluídas. Mas o Presidente da República tem o poder de dissolver a Assembleia Regional se assim o entender.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago)
ASAE instaurou 180 processos relacionados com a Black Friday em três anos
Entre 2020 e 2022, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 184 processos relacionados com descontos da Black Friday. A principal infração está relacionada com o desrespeito pelas regras de redução de preço. Só no ano passado, o Portal da Queixa registou 866 reclamações por causa da “sexta-feira negra” e a tendência é crescente. Ao mesmo tempo, a SIBS, que gere a rede Multibanco, nota que as compras cresceram 12% na semana anterior à Black Friday de 2022, sendo que mais de um quinto (22%) do valor gasto foi em compras online.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: nomeações, crise política e Altice
{{ noCommentsLabel }}