5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 23 Novembro 2023

Parlamento começa a votar Orçamento para 2024. BCE publica atas da reunião em que parou a subida dos juros. Há indicadores económicos. E começa a cimeira entre Canadá e União Europeia.

O Parlamento debate a proposta de Orçamento do Estado para 2024 e começa a votar na especialidade. Nos indicadores económicos, o Banco de Portugal atualiza o endividamento da economia e são divulgados os inquéritos de compras dos gestores na Zona Euro, Reino Unido e Alemanha. Tem início da Cimeira de Líderes Canadá-União Europeia, com Trudeau e Von der Leyen.

Orçamento do Estado no Parlamento

O Parlamento discute esta quinta-feira a proposta de Orçamento do Estado para 2024 às 10h00 e, pelas 15h00, os deputados começam as votações na especialidade na Comissão de Orçamento e Finanças.

Como evoluiu o endividamento da economia?

O Banco de Portugal atualiza o endividamento do Estado, empresas e famílias em relação ao mês de setembro. Em agosto, a dívida da economia aumentou 1,4 mil milhões de euros para o valor recorde de 811,2 mil milhões de euros.

O que aconteceu na reunião do BCE que pausou subida dos juros?

No dia 26 de outubro, o BCE decidiu fazer uma pausa da subida das taxas de juros, depois de dez aumentos consecutivos. O que foi discutido nessa reunião que teve lugar em Atenas? O banco central divulga a ata que relata os acontecimentos desse encontro do conselho de governadores.

PMI da Zona Euro ao Reino Unido

Num momento em que a economia está a arrefecer, são divulgados os inquéritos às compras dos gestores em vários países, incluindo Reino Unido e Alemanha. Os PMI são indicadores avançados da economia e permitem tomar o pulso da atividade. A S&P Global irá revelar o índice Flash PMI compósito de novembro para a Zona Euro.

Começa cimeira Canadá-UE

Tem início da Cimeira de Líderes Canadá-União Europeia, com a participação do primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião