IGCP recompra dívida que vence nos próximos quatro anos

Agência que gere a dívida pública vai recomprar antecipadamente Obrigações do Tesouro que atingem a maturidade nos próximos anos para aliviar o perfil de reembolsos do país.

O IGCP anunciou que vai realizar esta quinta-feira um leilão de recompra de Obrigações do Tesouro que atingem a maturidade nos próximos quatro anos com o objetivo de alisar o perfil de reembolsos até 2027.

A agência liderada por Miguel Martin irá recomprar dívida que vence em fevereiro de 2024, outubro de 2025, julho de 2026 e abril de 2027, segundo anunciou esta quarta-feira.

Em relação às obrigações que expiram no próximo ano, o IGCP tem pela frente um “muro” de cerca de 6,1 mil milhões de euros. O calendário de reembolsos fica mais exigente em 2025 e 2026, quando tem de devolver aos mercados 14,1 mil milhões e 12 mil milhões, respetivamente.

O objetivo destas operações passa por evitar picos de reembolsos para uma melhor gestão da dívida pública.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IGCP recompra dívida que vence nos próximos quatro anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião