Rede elétrica não aguenta novas centrais renováveis

  • ECO
  • 29 Dezembro 2023

O problema persiste mesmo com os reforços de rede já licenciados e ou aprovados, pelo que é necessário implementar novos projetos de expansão da rede, diz a DGEG.

A rede elétrica nacional “não tem capacidade suficiente” para receber todo o volume de produção de eletricidade que resultará dos novos projetos solares e eólicos, segundo as novas metas para as fontes de energia renovável que constam do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC), revela uma análise da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), noticiada pelo Jornal de Negócios (acesso pago).

Segundo a mesma entidade, o problema persiste mesmo tendo em conta os reforços de rede já licenciados e ou aprovados, mas que ainda não foram construídos, pelo que a ambição de Portugal em manter a posição de “liderança a nível europeu” — com o PNEC a prever que “90% da eletricidade produzida no sistema eletroprodutor português seja de origem renovável” — pode ser colocada em causa pelas limitações ao nível da rede elétrica.

No seu mais recente relatório, a DGEG avisa que a REN já identificou e comunicou ao Governo “a necessidade de implementação de novos projetos de expansão da rede com expressão territorial relevante, e com vista a novos acordos para atribuição de reserva de capacidade de injeção na rede”, além daqueles que já foram celebrados diretamente entre os promotores e os operadores das redes de transporte e de distribuição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rede elétrica não aguenta novas centrais renováveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião