AIG deverá cobrir 118 milhões de euros pela colisão de aviões no aeroporto em Tokyo

  • ECO Seguros
  • 7 Janeiro 2024

A seguradora tinha "uma apólice de todos os riscos no valor de 118 milhões de euros" para cobrir o avião que foi destruído.

Do acidente que teve lugar no aeroporto de Tokyo Haneda, Japão, a seguradora AIG deverá ser quem vai assegurar a indemnização pela destruição total do Airbus A350 da Japan Airlines, ocorrida após uma colisão com uma aeronave da guarda costeira, no valor de mais que 118 milhões de euros, por ter contratualizado uma apólice de todos os riscos nesse valor, disseram fontes do setor segurador à Reuters.

Importa realçar que quando se tratam de grandes contratos de seguros comerciais, estes são maiormente divididos entre várias seguradoras, sendo provável que este seja o caso.

Uma fonte indicou à Reuters que a Willis Towers Watson (WTW) foi a principal corretora do negócio. Contactada pela Reuters, não quis prestar declarações.

Foi na passada quinta-feira que um avião da guarda costeira, que estava na sua terceira missão de auxílio a zonas afetadas pelo terramoto que afetou o Japão, entrou na pista e colidiu com o avião da Japan Airlines. Todas as 379 pessoas a bordo do avião comercial sobreviveram, tendo abandonado o avião antes de este ter ficado coberto por chamas, que se extinguiram apenas 6 horas depois. No entanto, cinco dos seis membros que estavam no avião da guarda costeira faleceram, tendo sobrevivido apenas o piloto com graves ferimentos.

As causas do acidente ainda estão por apurar. Até agora, o piloto da guarda corteira afirma ter tido a autorização para entrar na pista, já as transcrições do sistema do controlo aéreo dão conta que lhe tinha sido solicitado aguardar num espaço próprio, mas que os semáforos na pista que servem como controlo aéreo auxiliar, estavam fora de serviço. Estão a ser investigadas possíveis falhas a nível profissional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AIG deverá cobrir 118 milhões de euros pela colisão de aviões no aeroporto em Tokyo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião