Com 34 anos, Gabriel Attal é o novo primeiro-ministro de França

O jovem ministro da Educação era considerado o favorito para assumir a chefia do Executivo francês.

Gabriel Attal, 34 anos, foi nomeado pelo Presidente Emmanuel Macron para o cargo de primeiro-ministro de França, depois de Élisabeth Borne ter pedido a demissão do cargo na segunda-feira, após um ano e meio de mandato.

Attal, até agora ministro de Educação, era o favorito à sucessão e torna-se no mais novo primeiro-ministro da história da República Francesa. De acordo com o jornal Le Monde, a passagem da pasta deverá ocorrer nas próximas horas.

O Presidente da República nomeou Gabriel Attal como primeiro-ministro e encarregou-o de formar um Governo“, lê-se no comunicado do Palácio do Eliseu, desta terça-feira.

Gabriel AttalEPA/OLIVIER HOSLET

A saída de Borne deverá ser a primeira de uma série de mudanças que Macron pretende fazer no Governo. A imprensa francesa já antecipava uma nova remodelação governamental, na sequência dos protestos contra medidas impopulares, como é o caso da reforma das pensões e a recente lei da imigração.

De acordo com as últimas sondagens agregadas, citadas pelo Politico, Macron conta com taxa de aprovação de apenas 30%. Por seu turno, a sua coligação formada por três partidos — o Renascimento, de Macron e Borne, o Horizontes, e o Movimento Democrata — está cerca de dez pontos atrás do Rally Nacional, partido de Marie Le Pen de extrema-direita, nas sondagens para as eleições europeias.

Na rede social X (antigo Twitter), Macron diz estar confiante na “energia” e “empenho” de Attal “para implementar o projeto de rearmamento” do país anunciados pelo Presidente.

Attal, considerado uma estrela em ascensão, subiu a escada política depois de deixar o Partido Socialista em 2016 para apoiar a candidatura presidencial de Macron. Foi eleito deputado em 2017 e entrou para o Executivo um ano depois como secretário de Estado da Juventude, tornando-se o mais jovem membro do gabinete desde o início da Quinta República Francesa. Posteriormente, foi porta-voz do Governo, ministro do Orçamento, e desde julho que assumia a pasta da Educação. Attal é o quarto chefe de Governo a assumir funções durante a presidência de Macron.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h14)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com 34 anos, Gabriel Attal é o novo primeiro-ministro de França

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião