Com um valor de mercado de quase 3 biliões de dólares, Microsoft ultrapassa Apple e é a cotada mais valiosa do mundo

  • Joana Abrantes Gomes
  • 11 Janeiro 2024

A aposta da Microsoft na área da inteligência artificial impulsionou a gigante tecnológica norte-americana a atingir um valor de mercado de cerca de 2,9 biliões de dólares.

A Microsoft ultrapassou a Apple e tornou-se, esta quinta-feira, a cotada mais valiosa do mundo. O forte crescimento da empresa fundada por Bill Gates, cujas ações valorizaram mais de 50% no ano passado, foi impulsionado, sobretudo, pela aposta na inteligência artificial (IA), nomeadamente na OpenAI.

Na abertura das negociações em Wall Street, os títulos da Microsoft subiam cerca de 1%, o que elevou a sua capitalização em bolsa para 2,875 biliões de dólares. Por sua vez, as ações da fabricante do iPhone desvalorizavam quase 1%, para um valor de mercado de 2,871 biliões de dólares.

Se a nova vaga de IA generativa alimentou a subida das ações da Microsoft – que é o maior patrocinador da OpenAI, a criadora do ChatGPT –, a Apple tem enfrentado uma série de desafios, tendo encerrado 2023 com ganhos de 48%.

Apesar de ter apresentado planos na área da IA na segunda metade do último ano, a empresa fundada por Steve Jobs viu cair as vendas do iPhone, principalmente na China, o que contribuiu para o desempenho abaixo do nível da Microsoft.

É a primeira vez desde 2021 que a empresa de software supera a Apple. Com o mundo em plena pandemia de Covid-19, o negócio da Microsoft ganhou força durante o boom do teletrabalho, numa altura em que a produção do iPhone foi interrompida devido ao encerramento de fábricas e problemas de fornecimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com um valor de mercado de quase 3 biliões de dólares, Microsoft ultrapassa Apple e é a cotada mais valiosa do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião