Generali vai investir milhões no mercado chinês

  • ECO Seguros
  • 11 Janeiro 2024

O grupo pretende expandir a sua rede de distribuição na China e apostar em produtos de seguros para empresas ecológicas para responder às ambições do país em ser "neutra em carbono em 2060".

O Grupo Generali tornar-se-á o único acionista da seguradora do ramo Não-Vida Generali China Insurance Company Limited. Segundo o comunicado da Generali, a seguradora italiana comprará 51% das ações à parceira CNPC Capital por 99 milhões de euros.

Jaime Anchústegui, CEO da área International da Generali, “esta aquisição está totalmente alinhada com a estratégia do nosso Grupo, que tem como objetivo reforçar a nossa presença nos principais mercados asiáticos.”.

De acordo com a seguradora, a compra enquadra-se no âmbito da sua estratégia de investimento a longo prazo “para desenvolver uma atividade de seguros gerais totalmente detida e controlada na China, posicionando a Generali de forma a conquistar uma maior quota do crescente mercado chinês”.

O grupo pretende expandir a sua rede de distribuição na China e apostar em produtos de seguros para empresas ecológicas para responder às ambições do país em ser “neutra em carbono em 2060”.

Segundo Jaime Anchústegui, CEO da área International da Generali, “esta aquisição está totalmente alinhada com a estratégia do nosso Grupo, que tem como objetivo reforçar a nossa presença nos principais mercados asiáticos. Tornarmo-nos o único proprietário da GCI permitir-nos-á expandir ainda mais a nossa oferta, o nosso alcance e a nossa rede de distribuição. Gostaria de agradecer à CNPC Capital pela sua contribuição e estreita colaboração no desenvolvimento da GCI, juntamente com a Generali, até à data e no futuro. A nossa parceria construtiva a longo prazo e orientada para o futuro continuará com êxito na joint-venture de seguros de vida Generali China Life, abrangendo os ramos Vida, Saúde e Gestão de Activos.”.

Após concluída a transação, a Generali será o primeiro operador estrangeiro a adquirir o controlo total de uma seguradora de Património e Acidentes (P&C) de uma entidade estatal na China “exclusivamente através de um processo de leilão público obrigatório.”, lê-se no comunicado.

A seguradora e a CNPC Capital continuarão parceiras através das joint ventures Generali China Asset Management Company e Generali China Life Insurance Company, esclarece a empresa.

Segundo o comunicado, o acordo sucedeu-se da hasta pública iniciada pela CNPC Capital. A aprovação só será encerrada após aprovação regulamentar. Estando previsto um impacto de -1 p.p no rácio de solvência do grupo com a aquisição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Generali vai investir milhões no mercado chinês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião