Ferro e aço representam mais de metade do lixo exportado pela UE. Turquia foi o principal destino

Mais de metade dos 31,2 milhões de toneladas de resíduos exportados pelo bloco europeu em 2022 eram compostos por materiais ferrosos. Turquia foi o principais destino.

A União Europeia exportou 32,1 milhões de toneladas de resíduos para países terceiros, em 2022, menos 3% quando comparado com o ano anterior. Desse valor, mais de metade — 17,8 milhões de toneladas — diz respeito a resíduos de metais ferrosos, como o ferro e aço.

De acordo com o Eurostat, a Turquia foi o país que mais recebeu este lixo. Do total de resíduos exportados pelo bloco europeu, 12,4 milhões de toneladas tiveram como destino Ancara. Por seu turno, do universo dos resíduos ferrosos, foram enviados para aquele país quase dois terços (10,7 milhões de toneladas).

O segundo maior destino foi a Índia, que recebeu 3,5 milhões de toneladas de resíduos da UE em 2022, seguindo-lhe o Reino Unido (dois milhões de toneladas) e a Suíça, a Noruega e o Egito, que receberam 1,6 milhões de toneladas, cada um. O Paquistão fecha o top 5, tendo sido anfitrião de 1,2 milhões de todo o lixo produzido no bloco europeu, em 2022.

Além do destaque atribuído aos materiais ferrosos, o gabinete de estatística europeu sublinha que naquele ano foram também exportadas “quantidades consideráveis” de resíduos de papel, que ascenderam a 4,9 milhões de toneladas ou 15% das exportações de resíduos da UE em 2022. O principal destino foi a Índia, que recebeu 30% do total das exportações de resíduos de papel.

No que toca às importações de resíduos, estas diminuíram 5% desde 2021, ascendendo a 18,7 milhões de toneladas.

O Eurostat indica que a UE recebeu 4,2 milhões de toneladas de metais ferrosos (22% de todas as importações de resíduos) e 2,4 milhões de toneladas de papel (13% de todas as importações de resíduos). As maiores quantidades destes resíduos tiveram origem no Reino Unido — 1,3 toneladas ou 33% do total de resíduos de metais ferrosos e 1,2 toneladas ou 49% do total de importações de resíduos de papel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ferro e aço representam mais de metade do lixo exportado pela UE. Turquia foi o principal destino

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião