5 coisas que vão marcar o dia

Dia de indicadores económicos: o Eurostat divulga a evolução da dívida pública e défice no terceiro trimestre e o IEFP atualiza dados sobre o mercado de trabalho.

Eurostat divulga evolução da dívida pública no terceiro trimestre. O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) atualiza dados sobre o mercado de trabalho em dezembro. Prossegue o julgamento da EDP. Os preços dos combustíveis vão subir na próxima semana.

Como compara a dívida pública lá fora?

Portugal terminou o terceiro trimestre com uma dívida pública de 107,5% do PIB, de acordo com o Banco de Portugal. O Eurostat divulga as estatísticas para o conjunto dos Estados-membros, o que permitirá comparar o nível do endividamento português com os pares europeus. A dívida pública portuguesa deverá ter fechado o ano abaixo dos 100%. Além da dívida pública, o Eurostat também apresenta dados sobre os défices.

Banco de Portugal divulga dívida direta do Estado

Por cá, o Banco de Portugal revela vários indicadores sobre o endividamento do Estado, designadamente a dívida direta do Estado (dezembro de 2023) e a dívida das Administrações Públicas (novembro de 2023).

E como está o mercado de trabalho?

O abrandamento da economia, a escalada dos juros e o cenário internacional instável estão a pressionar o mercado de trabalho português. IEFP divulga dados sobre o número de desempregados inscritos, que está a subir há cinco meses consecutivos. Em novembro, registou um aumento em cadeia de 3%, superando a fasquia dos 312 mil desempregados.

Prossegue julgamento do caso EDP

O processo tem como arguidos o antigo ministro da Economia Manuel Pinho, a sua mulher, Alexandra Pinho, e o antigo presidente do BES, Ricardo Salgado. Manuel Pinho, que está em prisão domiciliária desde dezembro de 2021, responde em julgamento por um crime de corrupção passiva para ato ilícito, outro de corrupção passiva, um crime de branqueamento de capitais e um crime de fraude fiscal.

Combustíveis mais caros

Os preços dos combustíveis vão subir na próxima semana. Tanto o gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, como a gasolina deverão subir dois cêntimos a partir desta segunda-feira.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião