Nescafé lança nova máquina com materiais recicláveis e cápsulas compostáveis

  • Capital Verde
  • 31 Janeiro 2024

As novas cápsulas são feitas à base de papel e com um revestimento que lhes permite serem compostáveis. NEO é feita em 50% de plástico reciclado.

A Nescafé Dolce Gusto lança esta quarta-feira uma nova máquina de café que virá acompanhada de novas cápsulas mais sustentáveis. Produtos que contribuem para o objetivo da empresa de reduzir a utilização de plásticos virgens em um terço até 2025.

As cápsulas fabricadas com cerca de um grama de papel e com um revestimento de biopolímero compostável fino, têm uma certificação organismo internacional TÜV Áustria que lhes permite serem direcionadas para a compostagem doméstica depois da sua utilização.

As novas cápsulas também têm uma certificação que lhes permite serem decompostas a nível industrial, porém, explica a Nescafé, “neste momento, a infraestrutura de recolha seletiva destes resíduos ainda não é suficientemente robusta para dar oportunidade a todos os consumidores de fazerem a separação destes resíduos para se proceder à compostagem industrial“. Recorde-se que desde o início do ano que os municípios estão obrigados a dispor de um sistema de recolha de biorresíduos municipal. Assim, em Portugal, de momento, será apenas promovida a compostabilidade doméstica destas cápsulas.

Estamos a trabalhar com as entidades locais competentes para que [a compostagem industrial] se torne rapidamente uma realidade“, garantem na nota enviada esta quarta-feira às redações.

 

 

Além de as cápsulas serem mais “amigas do ambiente”, vêm embaladas em materiais que usam menos 65% de plástico em comparação com as embalagens atuais, reduzindo o peso de plástico utilizado. Por seu turno, o café é produzido de forma “100% responsável”, garante a marca.

Relativamente à máquina NEO, a Nescafé indica que esta é feita de 50% de plástico reciclado ao passo que o termobloco (compartimento que aquece a água) é feito com 85% de alumínio reciclado.

Outro detalhe da máquina passa pela facilidade na separação das peças, permitindo o acesso total aos componentes internos e a reparação até 15 anos. Portugal será um dos primeiros mercados onde a Nescafé Dolce Gusto está presente a receber esta nova máquina que estará disponível online e em pontos de venda habituais a partir de 5 de março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nescafé lança nova máquina com materiais recicláveis e cápsulas compostáveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião