“Vamos duplicar as nossas vendas em 2024”, diz Tiago Torres, head da KeepWells

  • Francisca Pinto Goncalves
  • 5 Fevereiro 2024

A KeepWells, do grupo Sonae, tem investido para tornar mais competitiva e atingir o desejado objetivo de chegar com seguros e planos de saúde a 1 milhão de portugueses em 2027. Já vai nos 400 mil.

A KeepWells, marca de seguros e plano de saúde do grupo Sonae, acredita que vai duplicar as suas vendas este ano. Em entrevista ao ECOseguros, Tiago Torres, head da KeepWells, disse que a empresa “está muito bem posicionada e já a verificar esses resultados em janeiro”. Ao longo de ano e meio de existência, a empresa captou quase 400 mil clientes, quando a sua pretensão inicial era alcançar um milhão até 2027.

Para Tiago Torres, Head da KeepWells, os riscos provocados pela inflação não desanimam as aspirações da empresa que está confiante que as suas vendas vão duplicar em 2024.

Para Tiago Torres, o crescimento das vendas da empresa assenta não só no aumento da procura dos consumidores por seguros e planos de saúde, mas também na “maior maturidade” alcançada pela KeepWells em 2023. Nesse âmbito, a empresa considera ter aprimorado as suas técnicas de comunicação acerca dos seus produtos, principalmente o seguro Keep Simples “que é um pouco diferente dos seguros tradicionais”, refere. O produto diferencia-se pelo seu preço fixo, independentemente da idade do cliente, e por não ter exclusões.

“Produto estrela”

O “produto estrela” do recente player no setor segurador é o seguro ‘KeepSimples’, responsável por 60% das vendas da empresa, enquanto os restantes seguros (Keep Mais e Keep Top) partilham 40%, dá conta Tiago Torres.

Segundo o representante da empresa da Sonae, era expectável a superioridade de vendas do Keep Simples. Uma vez que a lógica de subscrição do produto – “sem limite de idade, sem exclusões e com preço fixo para todas as idades” – tornou o produto atrativo para adultos a partir dos 55 anos, que representam cerca de 30% da sua carteira e que muitas vezes são excluídos de seguros de saúde tradicionais devido à idade ou pré-existências. Além destes, adultos entre os 25 e 30/35 anos também têm revelado recetividade, que a empresa acredita ser motivada pela “conveniência” dos serviços disponibilizados, como médico online ou ao domicílio, por exemplo.

O seguro Keep Simples, com o preço fixo de 9,50 euros por mês oferece copagamento de 50 euros por cada consulta de urgência efetuada e 25 euros em consultas de todas as especialidades médicas. Adicionalmente, inclui consultas em casa e online e avaliação de sintomas. Também oferece descontos em exames, análises e tratamentos e em medicina dentária, com este último “acumula ainda 15% de desconto em Cartão Continente sobre o valor pago”, lê-se no site da empresa.

Para além da cobertura que o “produto estrela” garante, o seguro Keep Mais, com um custo desde 12,5 euros por mês, acrescenta cobertura até 20 mil euros para despesas decorridas de hospitalização, copagamento de 500 euros “em despesas efetuadas decorrentes de internamento ou cirurgia numa unidade hospitalar” e também um copagamento de 500 euros em despesas decorrentes do parto.

O seguro mais completo, o Keep Top, cobre até 50 mil euros “para despesas decorridas de cirurgia, parto, cesariana ou interrupção voluntária da gravidez, oncologia e internamento, mediante o coopagamento de 500 euros”, para além das coberturas garantidas nos outros produtos. A mensalidade do produto começa nos 25,5 euros por mês

Além dos seguros de saúde, a Keep Wells oferece gratuitamente com cartão continente o plano de saúde Keep Zero que inclui descontos e acumulação em cartão continente de 10% do valor pago em consultas de urgência e de todas as especialidades médicas, em consultas online e em casa, exames análises e tratamentos e em medicina dentária.

Tiago Torres afirma que as parcerias com outras marcas do grupo Sonae, como promoções ligadas ao Cartão Continente e à Wells contribuem para a “diferenciação” da marca e dos produtos de seguro.

Brevemente na KeepWells

Para responder às expectativas dos clientes que procuram vantagens junto das outras marcas do grupo Sonae, a KeepWells está a “trabalhar muito ativamente” para “tornar as nossas ofertas ainda mais competitivas”.

Nesse sentido, “num par de semanas, disponibilizaremos a todos os clientes de seguros de saúde da KeepWells uma vantagem brutal única em ótica e audiologia da Wells: terão 20% em todos os óculos graduados e lentes de contactos e 150 euros em aparelhos auditivos na Wells“, anunciou Tiago Torres. O responsável enfatiza que a campanha destina-se a todos os clientes que tenham seguros da Wells, quer os que já o tinham contratado, quer os novos aderentes.

Ano novo, os mesmos riscos?

Quando questionado acerca do principal risco que a empresa enfrenta, Tiago Torres, enfatiza a pressão inflacionária. O representante refere que o peso da inflação sobre o orçamento familiar pode desincentivar o consumidor a assumir uma nova despesa (ao contratualizar um seguro de saúde).

Contudo, diz-se otimista com o futuro. Crença fortalecida pela “crescente quantidade de pessoas preocupadas com a sua saúde” – segundo a Associação Portuguesa de Seguradores, o número de portugueses com seguros de saúde aumentou 8,5% no primeiro semestre de 2023, comparado com o mesmo período no ano anterior. Tiago Torres acrescenta um segundo pilar que fortalece o seu otimismo: o aumento da oferta pelos “principais prestadores de saúde privados” em Portugal, o que acaba por gerar “mais procura” pelos serviços, refere. A KeepWells tem como seguradora a Tranquilidade e a operacionalização dos seguros é da responsabilidade da AdvanceCare.

"Portanto, apesar de ser um risco (a inflação), continuamos muito positivos em relação à expectativa de continuidade do crescimento dos seguros de saúde e, portanto, não vemos como um risco que nos vá arrefecer o entusiasmo e a convicção que vamos ter um crescimento considerável, referindo-me à duplicação das nossas vendas no ano de 2024.”

Tiago Torres, Head of KeepWells

Iliteracia financeira é um desafio

Tiago Torres esclarece que a KeepWells vende seguros exclusivamente pela internet ou telefonicamente, o que se transforma numa “barreira” à fidelização de clientes não familiarizados com os canais de distribuição utilizados. Assim, atrair os clientes através de um canal principalmente digital “num mercado tão consolidado” é um dos principais desafios apresentados à empresa, completa o representante.

Por isso e para ser competitivo num mercado dominado principalmente por duas grandes marcas, a Multicare e a Médis, a KeepWells tem investido fortemente nos canais de venda – online e contact center – para que a sua comunicação se torne cada vez mais acessível e a contratualização de seguro menos burocrática. A aposta foi reconhecida quando a KeepWells foi reconhecida com a distinção “Escolha do Consumidor 2024”, realizada pela CostumerChoice – Centro de Avaliação do Consumidor.

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