Amigos de quatro patas nos escritórios? Firmas de advogados ainda pouco recetivas, mas há exceções

Os escritórios contactadas preferiram não comentar este tema e pelo que a Advocatus apurou não possuem qualquer tipo de medidas pet friendly. Apenas a Caldeira Pires assumiu-se amiga dos animais.

Viu um cão deitado na receção? E um gato a passear no seu escritório? É cada vez mais normal. Empresas por todo o mundo estão a tornar-se mais recetivas aos companheiros de quatro patas e a abrir-lhes as portas dos escritórios. Isto porque consideram que os animais de estimação podem ser uma grande ajuda na melhoria da disposição, bem-estar e produtividade dos profissionais. Por exemplo, a gigante tecnológica Google é pet friendly desde 2013.

A expressão pet friendly, em português significa amigável com os animais domésticos, popularizou-se nos últimos anos e não se cinge apenas às empresas. De cafés, restaurantes e até transportes, os animais passaram a ter “luz verde” em diversos lugares, até nos ambientes de trabalho.

Um estudo desenvolvido pela Universidade de Plymouth afirma que na Inglaterra a simples presença de um aquário no ambiente de trabalho já contribuiu para a redução dos níveis de ansiedade.

Já em Portugal, por exemplo, a Cocus, empresa tecnológica de Matosinhos, deixa os trabalhadores levarem todos os dias animais para o escritório e até oferece aos profissionais a possibilidade de subscreverem “sem qualquer custo” um seguro de proteção para os animais. Já a agência UPPartner também se considera pet friendly e dá dias de luto aos colaboradores tutores de animais de estimação, no mínimo um dia.

E nos escritórios de advogados? As firmas contactadas preferiram não comentar este tema e pelo que a Advocatus apurou não possuem qualquer tipo de medidas pet friendly. Apenas a Caldeira Pires & Associados assumiu-se “amiga dos animais”.

“Foi algo que surgiu de forma natural e espontânea, porque simplesmente adoramos animais. Além disso, estamos convictos de que a presença de animais no ambiente de trabalho pode ser um catalisador para a melhoria do bem-estar e produtividade de todos os aqui trabalham“, sublinhou Félix Bernardo, managing partner da Caldeira Pires.

A líder da Caldeira Pires acredita ainda que o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é “fundamental” e que os animais desempenham um “papel crucial nesse equilíbrio”. À Advocatus, admitiu que a presença dos “amigos de quatro patas” é frequente no escritório, sendo “normalmente cães”, mas já tiveram a visita de “alguns felinos”.

“Naturalmente que queremos assegurar uma integração harmoniosa dos animais no ambiente de trabalho e, nesse sentido, existe a necessidade de uma supervisão responsável por parte dos donos, de forma a garantir a segurança e o conforto de todos, pois, só assim, será possível uma coexistência harmoniosa no ambiente de trabalho. Acima de tudo, queremos que todos se sintam bem com a presença dos nossos “amigos de quatro patas”, mas, para que isso aconteça, é necessário que existam algumas regras de convivência para esse mesmo efeito“, referiu Félix Bernardo.

Entre os benefícios apontados pela managing partner está a “redução de stress, a presença de animais promove momentos de descontração, estimula a interação entre colegas e contribui para um ambiente mais positivo“. “Os animais são, muitas vezes, catalisadores de pausas necessárias para refrescar as ideias e recarregar energias”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Amigos de quatro patas nos escritórios? Firmas de advogados ainda pouco recetivas, mas há exceções

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião